As joias religiosas e a celebração da fé

Não é de hoje que as joias religiosas fazem sucesso. Desde os tempos pré cristianismo, acessórios que exaltavam entidades, deuses e cultos já eram usados por diferentes civilizações.

Quando o cristianismo se tornou a religião mais popular do mundo ocidental, era comum vermos adereços com frequência. Homens, mulheres e religiosos demonstravam sua fé em público usando acessórios como colares, pingentes e terços bem reluzentes.

Com o passar das décadas, isso se perdeu. A modernização da sociedade e o enfraquecimento do catolicismo entre os mais jovens são alguns dos motivos. Assim, tais símbolos acabam saindo um pouco de moda.

Porém, nos últimos anos as joias religiosas acabaram voltando ao gosto popular. Inclusive sendo usadas em desfiles de modas junto a coleções mais despojadas e com um toque mais streetwear.

Vamos entender e conhecer um pouco mais sobre joias religiosas e seus significados?

Joias religiosas e seus significados

As joias religiosas trazem consigo inúmeras simbologias que vão de encontro com as crenças da religião a qual estão atreladas. Os acessórios voltados as imagens de santos e referências ao catolicismo são as mais populares em catálogos de joalherias de todo o mundo.

Porém, engana-se quem pensa que apenas frequentadores assíduos de determinadas religiões usam esse tipo de joias. Nos últimos anos, muitas pessoas, mesmo não frequentando uma religião específica, buscam esse tipo de acessório.

Às vezes, a escolha é por superstição. Outras, são atreladas a uma lembrança afetiva com um ente familiar querido. Há, também, que busque simplesmente por encontrar beleza em brincos, anéis, pulseiras e pingentes de coleções especiais.

Vamos conhecer um pouco sobre a simbologia por trás de algumas dessas joias.

Nossa Senhora

joias religiosas

No Brasil, as joias que trazem Nossa Senhora Aparecida são disparadas as mais buscadas. Elas são apreciadas por pessoas de todas as idades e sexo. É a Santa “Mãe”, por isso, é querida, lembrada e acumula uma multidão de devotos em busca de sua proteção.

Hamsá e olho grego

Entre os mais jovens e ligados à cultos místicos, o olho grego e a mão de hamsá — também chamada mão de Fátima — são bem populares. Ambos são usados contra mau olhado, inveja e são símbolos boas energias.

Infinito

O símbolo do infinito ou oito deitado traz a mensagem de infinitude, eternidade, continuidade. Geralmente surge em joias delicadas e é bem comum a gravação de mensagens, nomes ou suas iniciais em homenagem a alguém especial.

Estrela de Davi

joias religiosas

O maior símbolo do judaísmo, a estrela de Davi é um clássico, mas também é usada por outras religiões como a Cabala e entre os adeptos do Santo Daime. No judaísmo, o elemento é visto como dois triângulos que significam: corpo, alma, espírito/Deus Pai, Filho, Espírito Santo.

Cruz

joias religiosas

É o maior símbolo do cristianismo. Ela é a representação máxima do sacrifício de Jesus e sua ressurreição. Para aqueles que têm fé, é a lembrança do amor de Cristo para os seus semelhantes.

Coleção BB Hope: joias religiosas para a celebração da fé

A Coleção BB Hope traz a fé em toda a sua essência por meio de joias delicadas, exuberantes e de extremo bom gosto.

Peças criadas com toda dedicação, respeito e criatividade para agradar aqueles que buscam por um amuleto que leve proteção, acolhimento e significado ao dia a dia.

A joias religiosas da Coleção Hope são acessórios feitos para serem usados em todas as ocasiões, sozinhas ou em conjunto com outras joias. Peças atemporais que unem o clássico, o contemporâneo e a fé de maneira única.

Conheça quais são as joias religiosas que estão em alta

Com tantas opções de joias religiosas à disposição, fica cada vez mais fácil encontrar um acessório que combine com a fé de cada um.

Em um universo tão diverso e que carrega em cada joia um significado único e repleto de simbolismo, há aquelas se destacam entre os xodós absolutos em todas as coleções.

Vamos conhecer os amuletos que estão em alta e que podem ganhar um espacinho no seu porta-joias!

1. Escapulário

joias religiosas

Há quem diga que o escapulário é uma joia para ser ganhada. Ou quando comprado para si, precisa receber uma benção de algum religioso.

Mas é fato que o escapulário é um sucesso, e está presente no pescoço de pessoas de todas as idades e religiões. Sim, hoje é possível encontrar essa joia representando não apenas figuras da igreja católica.

Adaptado ao século XXI, o escapulário é popular, combina facilmente com outras joias e é um símbolo de proteção e fé.

2. Olho grego

Já faz alguns anos que o olho grego se tornou uma febre entre pessoas de todo o mundo. Colares, pulseiras, brincos, anéis e pingentes. O olho grego é universal e muito procurado e usado por jovens de todas as tribos.

Seja para proteger contra mau olhado, inveja ou simplesmente para estar na moda. Esse amuleto sempre surge em joias delicadas, femininas e solares. Democrático, combina com todas as ocasiões.

3. Nossa Senhora Aparecida

joias religiosas

A Padroeira do Brasil sempre surge em joias majestosas, requintadas e com seu manto cravejado de pequenas pedras delicadamente lapidadas.

É possível encontrar a figura de Nossa Senhora em anéis, brincos e colares de todos os tamanhos em ouro, ouro branco ou rosé. São excelentes opões de presentes.

4. Orixás

As joias que reverenciam as religiões de matrizes africanas também podem facilmente encontradas em coleções belíssimas.

Escapulários, pingentes, pulseiras, anéis e guias trazem todos os orixás em ouro ou ouro branco. Há opções, também, com ou sem pedrarias.

Os modelos femininos são delicados, com traços e linhas finas. Já para os homens, é comum encontrar peças grandes, com linhas arredondadas e em ouro maciço.

5. Cruzes

joias religiosas

A cruz simples ou crucifixos são as joias religiosas mais tradicionais que temos no mercado e nunca saem de moda. São verdadeiros clássicos.

Novas variantes surgem a fim de agradar e se adaptar as tendências de cada estação. A cruz é o símbolo mor quando falamos de fé e símbolos religiosos dentro e fora das joalherias.

Seja no modelo católico romano, anglicano, judaico, celta ou qualquer outra religião, ela é unanimidade.

6. São Bento

joias religiosas

A medalhinha de São Bento a cada ano vem ganhando mais o coração daqueles que buscam por um amuleto religioso para si ou para presentear alguém.

Com a silhueta do santo, com sua oração gravada ou ambos, São Bento vem se popularizando entre aquelas pessoas que não são muito religiosas ou não costumam frequentar tanto assim a igreja.

A medalha de São Bento é muito escolhida como presente de batizado ou mesmo para recém-nascidos.

As joias religiosas são acessórios que nunca sairão de moda, afinal, a fé, as superstições e a esperança de proteção por meio da crença em algo bom faz parte da essência humana.

Presentear alguém com um amuleto que carrega tanto significado e peso emocional é como dar um abraço, estender uma mão ou oferecer um ombro amigo nos bons e maus momentos. É se fazer presente mesmo estando longe.

Agora que você já conhece a simbologia por trás das joias religiosas, que tal conferir de perto toda a beleza da Coleção BB Hope?

Ah, não se esqueça de conferir nossos outros artigos com dicas, informações e conteúdos especiais feitos especialmente para você! Aproveite!

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...