Filmes de moda: o mundo fashion retratado nas telas

Se você ama filmes de moda, não é para menos! Desde que o cinema foi criado, a relação da arte com a moda se tornou ainda mais próxima. De fato, o mundo do entretenimento sempre esteve junto à moda. Eles inspiraram gerações na hora de se vestir, se expressar e se comportar.

Afinal, quem poderia esquecer o vestido de casamento dramático e sofisticado de Carrie em Sex in the City? Ou as pérolas que ornavam o pescoço de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo? Possivelmente, o vestido do filme é o classicamente mais lindo de todos os tempos!

Quer descobrir outros filmes de moda que marcaram época? Preparamos um lista de 10 clássicos para você! Confira!

10 filmes de moda que você precisa assistir

1. Sex and the City

Filmes de Moda - Sex and the City

Moda, amizade, amor, perda, encontros e recomeços. Tem de tudo em Sex and the City, o filme que dá continuação a série do mesmo nome. Agora a colunista Carrie Bradshaw e suas a amigas inseparáveis partem uma longa viagem para curar um coração partido.

2. Delírios de consumo de Becky Bloom

Nada melhor que unir filmes de moda com um pouco de romance, não é mesmo? Becky Bloom mostra o lado nada glamouroso da indústria da moda. O longa apresenta o desejo pelas novidades das últimas coleções e o consumo desenfreado. Estas questões retratam o lado ruim dessa vida, que leva ao endividamento e a falência.

O filme também acompanha a vida amorosa de Becky que começa a pensar no consumo consciente. Tudo isso ostentando looks incríveis, é claro.

3. Dior e Eu

Filmes de Moda - Dior e Eu

Você já se perguntou o que acontece nos bastidores de um desfile de moda? É o que você vai descobrir no documentário Dior e Eu.

Ele apresenta o que tem por trás dos desfiles impecáveis e obras de arte. Seu foco é no trabalho incansável de toda uma equipe de costureiras, auxiliares e do designer. Esse documentário é ideal para quem quer conhecer a fundo o trabalho das grifes de luxo. Além disso tudo, é bom para quem busca se inspirar com looks para lá de ousados.

4. Yves Saint-Laurent

Filmes de Moda - Yves Saint-Laurent

O filme retrata a carreira do jovem Yves Saint Laurent, que, aos 21 anos, passou a comandar a famosa marca recém-criada por Christian Dior.

Narrado por Bergé, marido do artista, o longa foca no poder criativo do designer e no perfeccionismo com que trabalhava suas coleções. Os momentos gloriosos eram sempre pontuados por uma depressão paralisante.

O enredo aborda ainda a criação da marca própria do artista e algumas das coleções mais celebradas como a Mondrian, de 1965, e a Libértion, nos anos 1970.

5. Valentino: o último imperador

Filmes de Moda - Valentino

Famoso por seus vertidos vermelhos exuberantes, Valentino é um dos nomes mais reverenciados do universo da moda e sempre brilha nos tapetes vermelhos da festas mais badaladas da indústria do cinema,

Em Valentino: o Último Imperador, acompanhamos um ano de trabalho dessa linda viva da moda, desde a concepção das peças até os aplausos ao final do desfile quando o designer surge ao lado das suas pupilas.

6. O Diabo Veste Prada

Filmes de Moda - O Diabo Veste Prada

Baseado no best seller de Lauren Weisberger, o longa recheado de celebridades narra o dia a dia de uma famosa revista de moda pelo olhar de uma jovem jornalista que desconhece esse universo.

Inspirado na experiência de Lauren na Vogue EUA, a história mostra ainda todo o trabalho por trás da concepção de cada edição da revista e questiona se é preciso abrir mão da ética pessoal para se destacar nesse mercado.

7. The September Issue

Filmes de Moda - The September Issue

Entre os filmes de moda, a Vogue é um assunto corriqueiro. The September Issue mostra todo o trabalho para a publicação da edição de setembro, a mais importante da revista.

Além de depoimentos de alguns dos profissionais mais importantes do mundo da moda o documentário mostra o trabalho de Anne Wintour, a lendária editora-chefe da Vogue EUA que inspira amor e ódio por onde passa.

8. Coco antes de Chanel

Filmes de Moda - Coco Chanel

O filme mostra um pouco da infância e da adolescência da famosa estilista Gabriele Bonheur Chanel, acompanhando suas primeiras criações até seu primeiro grande desfile de moda.

Coco transformou a moda feminina ao libertar as mulheres do espartilho e abolir os exagerados trajes femininos, colocando em seu lugar peças tradicionalmente masculinas. O talento da designer e o perfeccionismo que imprimia a todas as suas coleções transformou a marca em uma das mais reverenciados até hoje.

9. Mademoseille C

Filmes de Moda - Mademoseille C

Mademoseille C se destaca entre os filmes de moda por narrar o dia a dia da famosa editora da Vogue francesa Carine Roitfeld. (Olha a Vogue aí de novo!)

A trajetória de sucesso, as amizades de toda a vida e a relação com grandes personalidades do universo fashion permeiam a vida desse ícone da moda que lançou sua própria revista em 2012.

10. Bill Cunningham New York

Considerado o pai do streetstyle, Bill Cunningham documentou como poucos o estilo de se vestir de desconhecidos nos diferentes bairros de Nova York.

Suas fotos tornaram o fotógrafo famoso no mundo todo – apesar de ter escrito duas colunas no The New York Times durante vários anos, antes desse trabalho Bill não era muito conhecido.

11. Iris, uma vida de estilo

Filmes de Moda - Iris

Iris Apfel é uma das personalidades mais seguidas no Instagram, onde exibe seus trajes coloridos e cheios de personalidade.

Esse documentário é considerado perfeito entre os filmes de moda por documentar sua relação com a arte e a sua produção criativa que se destacou nos anos da Grande Depressão do século XX.

12. Bonequinha de Luxo

Filmes de Moda - Bonequinha de Luxo

Baseado no livro de Truman Capote, Bonequinha de Luxo conta a história de uma garota do interior que, após casar, chega a Nova York em busca de um novo estilo de vida.

Os looks de Audrey Hepburn se tornaram sinônimo de elegância e sofisticação – o tubinho preto, a tiara de brilhantes e o colar de pérolas usado na primeira cena do filme são as peças mais emblemáticas de Hollywood.

Gostou desse conteúdo sobre filmes de moda? Então aproveite e confira 8 séries para maratonar agora mesmo!

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...