Esporte e bem-estar: 7 práticas esportivas para começar hoje mesmo

Esporte e bem-estar andam juntos, pois a prática de atividades físicas proporciona ganhos para o corpo e a mente.

Há uma relação muito importante entre esporte e bem-estar. Para os atletas, por exemplo, muito se fala sobre como um bom psicológico é fundamental para o desempenho nas provas, independentemente da modalidade.

O fato é que a saúde física e emocional, em conjunto, criam benefícios a longo prazo em todas as fases da vida. O tônus muscular é fortalecido, a flexibilidade aumenta, e os ossos e articulações são bem trabalhados.

Quando se pratica exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro. Isso impacta na diminuição do estresse, bem como da ansiedade e da depressão. O resultado é uma melhora significativa da autoestima.

Quer saber como obter esses benefícios? Então confira o nosso post de hoje!

7 práticas de esporte e bem-estar para começar hoje mesmo

1. Dança

Começando a nossa lista de atividades que envolvem esporte e bem-estar, a primeira sugestão é a dança. Ela faz bem ao corpo, à alma e à mente. Envolve som, ritmo, intensa movimentação e gasto de energia.

Esses benefícios não se limitam a um ritmo, portanto, é possível escolher dança de salão, contemporânea, balé, zumba, sapateado, jazz e outros. Há inúmeras modalidades, mas todos os estilos convergem para o bem-estar.

Quem dança, alcança benefícios como o aprimoramento da coordenação motora, a otimização do condicionamento aeróbico e a melhora cardiorrespiratória. Trata-se de um exercício para todas as idades.

A prática da dança é estimulante, relaxante e motivadora. Além de envolver técnica, mexe com os sentimentos.

2. Natação

Outra prática que envolve esporte e bem-estar é a natação. Você sabia que nadar com regularidade pode trazer benefícios para o seu corpo e a mente?

A natação é uma das práticas esportivas recomendadas pelos especialistas para cuidar da saúde mental, principalmente em tempos de recuo da doença Covid-19 e o aumento do contato social.

Quem precisa de um reforço em tratamentos ortopédicos e para dores nas articulações, também encontra na natação uma ótima prática esportiva.

Trata-se de uma atividade aeróbica de baixo impacto articular, então exige o trabalho de quase todos os músculos. Requer ainda concentração e ritmo para respirar.

Como é praticada na horizontal, a natação possibilita o alongamento muscular a cada braçada. Traz também segurança e aumenta a sociabilização, pois outros praticantes sempre estão no local.

3. Caminhada

Depois da temporada de frio, as temperaturas mais elevadas da primavera são um convite para iniciar atividades físicas. Esse é o momento para obter os benefícios da relação entre esporte e bem-estar.

A caminhada é um tipo de atividade com baixo custo, pois é de graça e pode ser realizada em qualquer lugar. Não exige habilidade e, mesmo assim, traz benefícios para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida.

Quem não pratica esportes percebe que uma caminhada de dez minutos por dia, durante uma semana, provoca efeitos perceptíveis no corpo. O condicionamento físico melhora, o pulmão fica mais eficiente e a sensação de bem-estar aumenta.

Se você mora próximo de um parque ou praça, ainda pode desfrutar de prazerosos momentos ao ar livre, vendo as crianças correrem, os cachorros brincarem e até presenciar a movimentação de alguns animais silvestres.

Aproveite ainda para caminhar e ouvir uma playlist especial!

4. Corrida

Para alguns praticantes da caminhada, a corrida é o próximo passo. Correr, por si só, é uma atividade libertadora. Trata-se de um momento que afasta as preocupações do dia a dia, direcionando a atenção apenas para o presente.

A corrida alivia o estresse, pois o movimento constante do corpo libera os hormônios da felicidade, ou seja, endorfina e dopamina. São eles que fazem o humor mudar positivamente em poucos segundos.

Além disso, quem corre sente uma melhora significativa na concentração, pois a corrida exige foco e determinação. Promove também a circulação do sangue, acalma a mente, desperta a criatividade e te deixa mais produtiva.

5. Ciclismo

No ciclismo, corpo e mente trabalham juntos. Por isso, colocamos essa modalidade nessa lista que envolve esporte e bem-estar.

Outro motivo é a quantidade, cada vez maior, de adeptos do uso de bikes, principalmente nos grandes centros do país. As ciclovias facilitam o deslocamento e evitam congestionamentos.

Pedalar reduz o estresse e incentiva o convívio social. Também estimula as boas relações interpessoais, pois a prática acontece na rua. Além disso, é comum conhecer outros ciclistas e até fazer parte de grupos que pedalam juntos.

O ciclismo também fortalece a musculatura, auxilia na saúde do coração, melhora a respiração e ajuda no equilíbrio.

6. Ioga

Esporte e bem-estar

Seguindo a lista de práticas que envolvem esporte e bem-estar, a ioga é uma atividade indicada para todas as faixas etárias. Ela ajuda no equilíbrio, no tônus muscular e também no autoconhecimento. Ou seja, ela acalma corpo e mente!

A ioga é vasta em termos de práticas, portanto, se adequa a grupos e necessidades distintas. Envolve posturas psicofísicas, exercícios de respiração e meditação. Tudo isso tem efeito na fisiologia do equilíbrio do sistema endócrino, imunológico e nervoso.

Quem pratica ioga consegue entrar em um estado de consciência corporal e mental, essencial para uma vida mais positiva. É uma maneira interessante de mudar o mundo, pois a mudança começa dentro de você.

7. Pilates

Há quem confunda ioga e pilates, fato este que nós já diferenciamos neste artigo. O pilates é uma atividade distinta da ioga, que promove muitos benefícios tanto no corpo quanto na mente.

No corpo, aumenta a resistência física, corrige problemas posturais, diminui o atrito nas articulações, melhora a respiração e ajuda no controle de peso. Além disso, reabilita o corpo a determinados movimentos.

Já na parte mental, aumenta a capacidade de concentração, treina o cérebro para uma melhor cognição, combate estresse e ansiedade, desenvolve a consciência corporal e autoestima, acalma e ainda proporciona equilíbrio emocional. É tão prazeroso que você nem vê a hora passar!

Com as práticas acima, você consegue unir esporte e bem-estar para levar uma vida cada vez mais saudável e positiva, tanto para a mente quanto para o corpo.

Gostou deste conteúdo? Continue navegando no nosso blog para ler mais artigos sobre autoestima e bem-estar físico e mental!

Leia Também