Ioga ou pilates? Descubra o exercício ideal para você

ioga ou pilates

Na hora de escolher um exercício para praticar e ganhar saúde, você com certeza já se pegou na dúvida entre fazer ioga ou pilates. Isso se não confundiu as duas modalidades, considerando as posições parecidas.

O fato é que ioga ou pilates são modalidades que desenvolvem força e flexibilidade, além de melhorarem a postura. Por isso, é encantador ver uma aula com pessoas praticando qualquer uma delas. Por serem modalidades amplas, que cuidam da saúde física e mental, podem ser realizadas tanto por homens quanto por mulheres, idosos e até crianças.

Mas vale destacar que ainda é alto o número de desistências nas primeiras aulas e o motivo é a falta de conhecimento de cada atividade. E para que você não tenha impressões equivocadas, te ajudamos a escolher ioga ou pilates. Acompanhe!

Ioga ou pilates: as diferenças entre as duas modalidades

Independentemente de ambas promoverem a boa respiração e a consciência em relação ao próprio corpo, as modalidades de ioga ou pilates se diferem em um ponto fundamental.

O pilates tem como objetivo o trabalho do físico, enquanto a ioga é direcionada para o mental e o emocional. Elas também diferem no que tange a utilização de equipamentos específicos, que ocorre no pilates. Já a ioga utiliza apenas a estrutura do corpo.

Pilates: um pouco de prática e seus benefícios

O pilates é um método que foi criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Seu objetivo é o controle da mente sobre os músculos, por isso impacta positivamente na melhora da saúde e na resolução de problemas físicos.

ioga ou pilates

Isso ocorre por meio de seis fundamentos. São eles:

  • Concentração;
  • Respiração;
  • Centralização;
  • Precisão;
  • Controle;
  • Fluidez.

Os exercícios de pilates podem ser feitos com o auxílio de equipamentos especializados, como cadillac, ladder barrel e prancha de molas, ou com a força do próprio corpo.

Por trabalhar corpo e mente, o pilates é uma excelente escolha para quem sofre com estresse e ansiedade, pois melhora o equilíbrio de forma geral.

Outro ponto importante é que as pessoas com problemas de postura conseguem se portar da forma correta, já que o pilates trabalha com alongamento e relaxamento.

Ainda destacamos como maior benefício a flexibilidade corporal e tonificação muscular.

Ioga: a história e os benefícios que proporciona

A ioga tem uma história mais antiga, pois suas origens estão nas milenares técnicas indianas em busca do equilíbrio entre corpo e mente. Por isso, reúne exercícios respiratórios, meditação, mantras e movimentos corporais.

Desta forma, a ioga trabalha tanto os aspectos mentais quanto os emocionais. Um dos resultados é a mudança de ver e enfrentar o cotidiano, pois muitos praticantes encaram a ioga como filosofia de vida. Por trabalhar a saúde mental, ela auxilia no relaxamento para grandes eventos, por exemplo, como formaturas, 15 anos, casamento e afins.

ioga ou pilates

E saiba que existem diversos tipos de yoga, mas todos buscam um objetivo em comum: a união do corpo, mente e espírito.

Outro ponto importante é que não existe apenas um tipo de ioga. Os principais são:

  • Ashtanga vinyasa (estilo mysore);
  • Core vinyasa;
  • Hatha ioga;
  • Hatha flow;
  • Iyengar ioga;
  • Vinyasa flow;
  • Vinyasa e alinhamento;
  • Ioga kurunta;
  • Yin ioga;
  • Ioga aéreo;
  • Ioga com props;
  • Ioga restaurativo.

Dependendo do local onde você decidir praticar ioga, pode encontrar aulas especiais para crianças e gestantes. Também há aulas que apresentam técnicas de meditação.

A prática da ioga auxilia no relaxamento mental e equilíbrio emocional, por isso diminui o estresse e ansiedade. Há ainda melhora na concentração no dia a dia, bem como mais flexibilidade corporal.

A ioga também ajuda no controle da circulação sanguínea, batimentos cardíacos, respiração, pressão arterial e sistema nervoso. Com mais qualidade em sua rotina, serão melhores as noites de sono e a energia durante o dia.

Ioga ou pilates: qual escolher?

Antes de decidir se vai de ioga ou pilates, é fundamental saber que uma modalidade não é melhor que outra. Tratam-se de propostas diferentes!

Agora que você conheceu os benefícios de cada uma, pode decidir se buscará melhorias com foco na saúde mental ou corporal.

Força, diminuição de dores e tonificação muscular são os benefícios que o pilates oferece. Já as questões mentais e emocionais são tratadas pela ioga por meio das técnicas de respiração e meditação.

Ioga e pilates: conceitos que você pode rever

Identificar as diferenças foi o primeiro conceito a ser revisto até aqui, não é mesmo? Aprendendo a separar os benefícios de cada, é possível saber como cada modalidade pode te ajudar. Sendo assim, é fundamental não confundir o foco em concentração e meditação da ioga com os exercícios direcionados para o bem-estar físico do pilates.

Por mais que o pilates possibilite melhorias na saúde mental, ele não é uma aula de meditação. Também não é aula de alongamentos, muito menos algo relacionado somente a acrobacias.

Destacamos ainda que em 1 hora de treino de pilates é possível queimar entre 250 a 500 calorias. Em outras palavras, não se trata de um método para emagrecer rapidamente. Os resultados levam um certo tempo para aparecer, assim como em qualquer outra atividade física.

E não estranhe o baixo número de aulas. No lugar das cinco, seis ou sete vezes por semana que uma academia exige, o pilates acontece, no máximo, três vezes por semana. Isso ocorre porque o corpo trabalha por inteiro de uma única vez!

Ioga ou pilates: combinando as duas modalidades

Se até agora você está na dúvida se vai de ioga ou pilates, aqui tem uma boa notícia: é possível combinar as modalidades. Como a maioria dos benefícios são distintos, há a possibilidade de praticar ambas.

Quem escolhe ioga e pilates tem resultados otimizados. Até o criador do pilates praticava ioga e encontrou nela a inspiração para desenvolver suas técnicas.

Quando você combina ioga e pilates, acelera o ritmo em relação ao bem-estar mental e corporal. As duas modalidades promovem uma sintonia singular entre corpo e mente.

Ioga ou pilates: decidiu se vai escolher apenas um ou se vai praticar os dois? Independentemente da modalidade, os benefícios de se fazer essas atividades contribuem para uma rotina mais tranquila e equilibrada.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog da Bigben para ter acesso a outros artigos que trazem inspirações e novidades para o seu dia a dia.

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...