Os primeiros passos para a organização do casamento

Não sabe como começar a preparação para o grande dia? Confira o material que a Bigben preparou para você!

O atual momento que estamos passando tornou as festas de casamento cada vez mais raras, mas isso não quer dizer que os casais deixaram de noivar e planejar a celebração dos sonhos. Se esse é o seu caso, saiba que nunca é cedo para iniciar a organização do seu grande dia.  

Para te ajudar a selecionar os primeiros do planejamento do seu casamento, confira as dicas que a Bigben preparou para você! 

1.Celebre o seu noivado 

O primeiro passo é também o mais simples: comemore esse momento tão importante! Seu noivado ficará marcado na sua história e vale a pena compartilhar a notícia com as pessoas que você e seu par mais amam.  

2.Qual será o grande dia? 

Definir a data para o seu casamento é essencial para que todo o restante da organização possa fluir. Caso vocês não tenham uma data específica em mente, pesquise pelos benefícios de cada período do ano e avalie qual época combina mais com as vontades e necessidades do casal.  

Por exemplo, se o seu sonho é casar ao ar livre, risque os períodos mais chuvosos do seu calendário. Se flores específicas devem compor a decoração, verifique em quais meses elas estarão disponíveis nas floriculturas. Lembre-se que a data escolhida também poderá influenciar diretamente no seu orçamento. 

Uma dica importante é: ao escolher o período em que vocês desejam realizar a celebração, tenha ao menos duas datas em mente. Essa flexibilidade poderá facilitar os próximos passos da sua organização. 

3.Orçamento na ponta do lápis 

Nem todo mundo gosta de falar sobre finanças, mas saber o valor exato que o casal dispõe para investir no casamento é um ponto fundamental para o sucesso do seu planejamento.  

Pesquise com outros casais ou na internet os valores médios para a realização de um evento na sua região. Verifique quais itens são essenciais na sua celebração e anote exatamente o valor que poderá ser gasto. É interessante também conversar com pais e sogros para verificar se haverá alguma colaboração no orçamento. 

Planilhas prontas para casamento também podem ajudar a avaliar os futuros gastos. 

4.O local certo 

Com a data e o orçamento em mãos, chegou a hora de escolher o local em que vocês dirão o “sim”. Se o plano é casar em uma igreja, verifique as datas disponíveis com bastante antecedência, uma vez que as agendas tendem a ser muito disputadas. Para a recepção, determinem quais estilos combinam com o casal: salões, chácaras, clubes e até mesmo hotéis podem entrar na lista de possibilidades.  

5.Mantenha-se sempre informada 

Pesquisar, perguntar e conversar são ações que devem fazer parte do seu dia a dia ao organizar um casamento. Procure por blogs, sites, canais no Youtube e páginas no Instagram especializadas que possam ajudar com o seu planejamento. Assim, você pode encontrar ideias e dicas preciosas para o seu grande dia.  

E então, que tal colocar essas dicas em prática e iniciar a organização do seu casamento? Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Bigben!