Março: o mês da mulher

Saiba mais sobre a história e as motivações desta celebração

Março é conhecido por abrigar uma importante data de reflexão e celebração: o Dia Internacional da Mulher. Por isso, o mês ficou conhecido como o mês da mulher, momento de não apenas presenteá-las com flores e mimos, mas também de reconhecer a importância e o respeito que cada uma merece em nossa sociedade. Confira a seguir o material que a Bigben preparou sobre o assunto. 

Luta e tristeza motivaram a data 

Com o intuito de defender o direito das trabalhadoras, desde o século 19 foram feitas tentativas de estabelecer uma data para celebrar e reconhecer a luta das mulheres.  

Em 1911, uma tragédia aconteceu na cidade de Nova Iorque, quando um incêndio em uma fábrica de roupas causou 146 vítimas fatais, sendo destas 123 mulheres. Longas jornadas de trabalho, condições precárias e as situações vivenciadas no período da Primeira Guerra Mundial também foram alguns dos motivos para a criação do Dia Internacional da Mulher. 

Protestos e o 8 de março 

Realizada em 8 de março de 1917, uma mobilização feita por cerca de 90 mil trabalhadoras russas, pedindo melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial, foi a grande motivadora para a criação do Dia Internacional da Mulher.  

Mas a data foi criada oficialmente apenas décadas depois, em 1970. Em 1975, uma Conferência Mundial da ONU, sobre as mulheres, marcou definitivamente a data nos calendários. 

Celebração da data

Marcada por protestos, homenagens, pedidos por mais respeito e igualdade, o Dia Internacional da Mulher é uma data de muita reflexão. Durante o mês de março, manifestações em diversos países relembram as injustiças e a violência que mulheres sofrem diariamente e pedem por maior valorização. 

Por isso, neste mês das mulheres a Bigben convida a todos a celebrar, refletir e tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário!