Rotina de skincare: saiba como montar uma rotina básica de cuidados

Reservar um tempinho para uma rotina de skincare garantirá que você se sinta mais bonita e confiante já que terá uma pele linda e saudável. 

Embora cada mulher tenha uma pele diferente, e que exigem cuidados específicos, existem certas regras que podem ser seguidas por todas. 

O segredo é manter a cutis sempre limpa. Outra ideia é aplicar os produtos conforme o tamanho das moléculas, ou seja, da fórmula mais fina para a mais espessa.

A seguir explicaremos melhor esse assunto. Vamos lá? Acompanhe!

3 etapas que você deve incorporar a sua rotina de skincare 

O segredo de uma rotina de skincare é a simplicidade. Comece com o básico e expanda caso a sua pele precise de cuidados adicionais.

Etapa 1: Limpe 

Limpe a pele, pelo menos, duas vezes por dia: uma de manhã e outra à noite (lembre-se de retirar suas joias antes de começar!). A limpeza removerá vestígios de suor e de qualquer outro produto que você tenha usado durante o seu sono de beleza. 

Se a sua pele for muito seca, lave o rosto somente com água na parte da manhã. A noite, capriche na limpeza para remover o resto de maquiagem, protetor solar, suor e células mortas que se acumulam na pele ao longo do dia. Por isso, não abra mão do sabonete.

Qual escolher? Produtos líquidos, sem fragrância e com poucos ingredientes estão na moda, pois são bem tolerados por qualquer tipo de pele. Além disso, o sabonete deve ter ceramidas e glicerina, que restauram a pele e formam uma barreira contra a poeira e a poluição. 

Também é importante tonificar a cutis. Esses cosméticos deixam a pele mais úmida, permitindo que o hidrante penetre mais profundamente. Além de equilibrar o PH e controlar a oleosidade, o tônico também elimina qualquer resíduo deixado pelo sabonete, dando mais brilho e viço. 

Finalize essa etapa com um sérum. Esse produto tem alta concentração de ingredientes de alto desempenho e deve ser aplicado em camadas para preparar a pele para receber o hidratante.

Etapa 2: Hidrate 

A próxima etapa é a hidratação. O ideal é que o produto utilizado tenha algum desses ingredientes:  

  • Ácido hialurônico: hidrata profundamente e renova as células da pele; 
  • Ceramidas: rejuvenesce e deixa a pele mais saudável; 
  • Vitamina C: clareia e tem ação antioxidante. 

Mesmo quem tem pele oleosa deve utilizar um hidrante após a limpeza noturna. Sem hidratação, a cutis ficará ressecada e sujeita a irritações. 

No entanto, se a sua pele é oleosa procure hidratantes não comedogênicos, ou seja, que não bloqueiam os poros e nem causam irritações. 

Etapa 3: Proteja

O filtro solar é a primeira linha de proteção da pele contra o sol. Por isso, usá-lo é indispensável. Opte por um protetor com FPS 30 ou superior e aplique-o diariamente após a limpeza matinal, mesmo quando o dia estiver nublado. 

Existem 2 tipos de filtro solar: o químico e o mineral – claro, alguns produtos combinam ambos na fórmula. Qual a diferença? Os filtros solares minerais funcionam como um escudo, impedindo que os raios solares penetrem na pele graças a ingredientes como óxido de zinco e dióxido de titânio. 

Já os filtros solares químicos protegem a pele dos raios ultravioleta. Para isso contam com ingredientes como octocrileno ou avobenzona.

Adicione etapas extras na rotina de skincare

Rotina de skincare

Depois de definir uma rotina de skincare básica, você pode adicionar etapas extras caso julgue necessário. Esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana, por exemplo, ajuda a remover as células mortas e a renovar a pele.

Escolha produtos com alfa-hidroxiácidos (AHAs) ou beta-hidroxiácidos (BHAs), esfoliantes químicos que aumentam a formação de colágeno. Outra opção são os esfoliantes físicos, que eliminam a oleosidade da pele e as células mortas.

Tem pele sensível? Nesse caso, evite os esfoliantes físicos pois eles irritam a pele e induzem o rompimento dos vasos sanguíneos. Para garantir que a sua pele fique sempre bonita e hidratada, é importante incluir soros e máscaras aos cuidados diários.

Os soros faciais são formulados com uma alta concentração de ingredientes ativos como Vitamina C e ácido hialurônico, por isso tonificam a pele rapidamente. Devem ser utilizados antes do hidratante. A regra é simples: os produtos mais finos devem ser aplicados antes dos mais espessos, ou seja, primeiro passe o tônico, depois p hidratante.

Também vale a pena usar uma máscara facial. O produto deve ser aplicado uma ou duas vezes por semana e o ideal é buscar um que seja específico para o seu tipo de pele. As melhores opções contem produtos hidratantes, clarificantes e calmantes.

Lembre-se: menos é mais

Opte por podutos com poucos princípios ativos e que não tenham corantes. Também é fundamental experimentar cosméticos de diferentes fabricantes para descobrir qual é o melhor para o seu tipo de pele. Acredite, isso faz muita diferença, alguns produtos são milagrosos para certas pessoas e para outras, simplesmente não funcionam.

Além disso, é importante ter paciência. A pele precisa de um certo tempo para reagir a um agente ativo, por isso, espere pelo menos três meses antes de trocar. Claro, se você tiver alguma irritação ou reação alérgica, interrompa o uso imediatamente.

E aqueles cosméticos que prometem resultado imediato? Estão tentando te enganar!

Consistência é a chave

Como acontece com muitas coisas na vida, a consistência – passar pelas mesmas etapas da rotina de cuidados com a pele todos os dias, de manhã e à noite – é a chave para ter a pele dos seus sonhos.

Também é importante consultar um dermatologista para garantir que você esteja utilizando os produtos mais adequados ao seu tipo de pele e para prevenir alergias e irritações.

Gostou desse conteúdo sobre rotina de skincare? Então, aproveite para descobrir qual exercício é melhor para você, ioga ou pilates?

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...