Você já deve ter observado e até participado de uma pequena comemoração, com decoração minimalista, mas muito caprichada. Ela tem nome e se chama Pocket Party, uma tendência que está conquistando bastante gente.
A tradução de Pocket Party é “festa de bolso”, uma maneira inteligente de transformar aquele “só um bolinho” em algo especial. O evento, mesmo pequeno, fica intimista, afetivo, charmoso e elegante, tornando-se inesquecível.
Quer saber tudo sobre essa tendência, inclusive como montar o seu look? Continue a leitura!
O que pode ser considerado como Pocket Party?
A Pocket Party é uma comemoração indicada para espaços menores, com menos convidados. No entanto, não se trata de algo com orçamento menor ou de baixa qualidade, muito pelo contrário.
A quantidade de convidados é reduzida, mas a Pocket Party não deixa de lado o investimento em qualidade. Ela é rica em detalhes e todos os elementos são estrategicamente pensados para o evento.
Um bom exemplo de Pocket Party é um chá revelação mais intimista, apenas para os familiares. Entretanto, ele conta com um tema, mesa decorada, cenário para fotos, doces e salgados que visualmente fazem parte do contexto.
O mêsversário do bebê também pode ser uma Pocket Party. Muitas mães investem em uma comemoração pequena, mas com bolo temático e a decoração em um cantinho de casa para garantir lindas recordações.
Como organizar uma Pocket Party?
O primeiro passo para organizar uma Pocket Party é escolher sua motivação: chá revelação, mêsversário do bebê, aniversário de alguém (inclusive o pet), festa surpresa e por aí vai. Escolheu? Pega o bloco de notas para as próximas dicas:
Data, horário e local do evento
A Pocket Party necessita de, no mínimo, 30 dias de antecedência. Como é uma comemoração muito rica em detalhes, os fornecedores da festa precisam desse tempo para se preparar.
Escolha, portanto, data, horário e, principalmente, o local do evento. Aliás, o local deve ser compartilhado entre os fornecedores, para que eles se organizem para a decoração, que necessita de uma boa estrutura.
Lista de convidados
Uma Pocket Party costuma ter, no máximo, 15 convidados. Se quiser uma lista maior, tudo bem. Apenas atente-se para ter uma estrutura adequada. Mas se a quantidade chegar a 30, sua festa deixa de ser pocket e passa a ser mini.
Tema da Pocket Party
Determine a decoração, as cores e o tema. Tenha em mente que todos os elementos da Pocket Party serão elaborados a partir destas definições.
Tome cuidado com o excesso de informações, pois pode deixar a comemoração pouco ou nada minimalista. Aqui, menos é mais!
Bolo
Esse é um dos principais elementos da Pocket Party, pois costuma ser o mais caprichado. Não tenha medo de pedir algo ousado, com dois ou três andares.
O bolo também pode contar com toppings no topo, dando vida ao tema escolhido. Funciona muito bem em festas infantis, viu?
Mesa do bolo
Além do bolo, a mesa da sua Pocket Party deve ser bem elaborada. Generosidade nos doces e salgados, combinado?
Uma boa dica é oferecer variedade, mesmo que a quantidade por tipo seja pequena. Complemente a decoração com arranjos e objetos, como porta-retratos.
Sobre as flores, as naturais e da estação são sempre bem-vindas, pois deixam o ambiente charmoso e muito especial. Dependendo do horário do dia, escolha as que exalam perfumes, para enriquecer a experiência dos convidados.
Cardápio
Além do bolo, salgados e doces, pense em um cardápio. Procure saber se os seus convidados possuem restrições alimentares, para oferecer soluções que os mantenha satisfeitos.
É uma obrigação? Não, mas quem recebe bem faz de tudo para agradar.
Um cardápio diversificado é inclusivo, pois atende diferentes gostos. Alimentos e bebidas que agradam à maioria são verdadeiros curingas.
Na Pocket Party infantil, dê prioridade para os sabores que marcam a infância, como o chocolate. Os ingredientes também ajudam a dar um toque de cor, como as frutas.
Para uma Pocket Party temática, pense em um cardápio que possa ser incorporado. É o caso dos pratos mexicanos, australianos, alemães, árabes, indianos e de outras nacionalidades.
Queijos, pães, antepastos e outros frios também ajudam em uma boa composição de cardápio, substituindo os tradicionais salgadinhos da entrada.
Outra sugestão é apostar nas finger foods, comidas pequenininhas que dispensam pratos e talheres. Elas cabem na palma da mão, como os canapés.
Também vale a pena apostar em pequenas porções, em potes menores. É o caso dos risotos e das massas. Fica lindo, além de manter a comida aquecida por ser consumida mais rapidamente.
Se quiser inovar, sua Pocket Party pode ser feita em um local com churrasqueira, para assar carne e legumes, ou forno para pães e pizzas. Que tal um rodízio para entreter os convidados enquanto todos conversam?
No caso das pizzas, uma boa ideia é permitir que os convidados interajam e escolham os seus recheios. As crianças adoram!
Como montar o look para uma Pocket Party?
Tudo pronto para a Pocket Party? Ainda não! Faltou escolher o look, certo?
Esse tipo de comemoração pede um visual caprichado, mas menos formal em relação àquele usado em uma festa de casamento, formatura ou 15 anos.
O segredo para acertar no look da Pocket Party é se atentar às informações do convite. Ambientes campestres ou no jardim pedem um vestido com estampa delicada.
Uma estampa delicada e o corte da peça deixam este vestido ideal para uma Pocket Party de manha ou à tarde
Já a Pocket Party em uma casa ou apartamento à noite, requer um look mais parecido com o que você sai para jantar. E nas pocket parties infantis, você pode ir mais à vontade, até para conseguir brincar com as crianças.
Outro segredo no look para Pocket Party está na escolha das joias. Deixe de lado as maiores e mais chamativas. Aposte em pérolas, solitários, com ouro branco ou rosé. O amarelo também fica lindo, desde que seja discreto.
Esta pulseira de ouro 18k e pérola é muito delicada e, ao mesmo tempo, cheia de personalidade
Gostou das dicas? Tem muito mais no blog Bigben! Leia nossos outros artigos para ficar por dentro das tendências.