Como começar uma dieta? O que fazer para funcionar (e não desistir)

Com o verão chegando, muitas pessoas decidem emagrecer e colocar o “corpo em dia”. São nessas horas que as dúvidas de como começar uma dieta surgem. A proposta de comer bem e saudável pode parecer tentadora, mas também complexa.

Alguns obstáculos sempre surgem quando se começa algo novo. Especialmente quando envolve algo que se faz várias vezes por dia — como comer e beber. 

Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas de como começar uma dieta e fazer isso funcionar! Vamos lá? Acompanhe! 

Como começar uma dieta?  

Mude o seu mindset 

Um dos segredos de como começar uma dieta e não desistir é mudar o mindset. Pense positivamente sobre as mudanças de hábito. Foque em como isso aumentará o seu bem-estar. Assista filmes sobre o assunto e se inspire! 

Pense em todas as coisas boas que virão assim que você adotar um novo estilo de vida. Também, tenha em mente como se sentirá mais animado ao perceber que perdeu alguns quilos. 

Coma sempre no mesmo horário 

como começar um dieta

Dormir sempre na mesma hora garante uma noite mais tranquila, não é mesmo?! Isso ocorre também com as refeições! Faze-las sempre no mesmo horário melhora a qualidade da digestão. Isso ocorre porque o corpo regula as atividades como um “reloginho interno”, que controla processos de vigília e sono. 

É por isso que sentimos sono e fome mais ou menos no mesmo horário. Quando você come cada dia em um horário, o estomago passa a trabalhar mais do que deveria. Isso pode ocasionar sensações de inchaço e indisposição.  

Por outro lado, comer todos os dias na mesma hora e a intervalos regulares melhora a absorção de nutrientes. Assim você aumenta a sensação de saciedade.  

Não transforme seu cardápio radicalmente 

Mudar pode ser um pouco complicado. Por isso, uma boa dica para quem quer saber como começar uma dieta é ir mudando seu cardápio devagar. Afinal, o objetivo é estabelecer hábitos alimentares que possam ser mantidos por toda a vida.  

O primeiro passo para ingressar em uma dieta é abastecer os armários e a geladeira com alimentos saudáveis. A partir disso, você consegue planejar o preparo das refeições. Monte todo o cardápio desde o café da manhã até o jantar privilegiando alimentos naturais. Esqueça os alimentos processados e os fast-foods.  

Para isso, compre livros de culinária, leia revistas especializadas em saúde ou comece a assistir programas de culinária. Além de ter uma vasta biblioteca de músicas, o YouTube conta com vários canais sobre alimentação. Basta navegar por alguns minutos para encontrar algumas dicas de pratos simples e saudáveis para o dia a dia.  

Crie um plano de alimentação saudável 

Um plano de alimentação deve incluir alimentos saudáveis. Aposte nos grãos integrais, frutos-do-mar, frutas, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras. Esses alimentos têm muita fibra, o que aumenta a sensação de saciedade. Esta questão é importante, já que é fundamental quando o assunto é como começar uma dieta. 

O ideal é que você substitua alimentos com alto teor de gordura por opções mais nutritivas, como nozes, frutas e vegetais.  

Beba muita água 

Não importa se você quer perder 1 kg ou 50, é importante beber bastante água. Como você sabe, 70% do corpo é composto de água e todas as funções vitais precisam dessa substância para funcionar corretamente.  

Além disso, manter-se hidratado combate a insônia, ajuda o intestino a funcionar mais rapidamente e aumenta a sensação de saciedade. Beber água também protege os órgãos vitais e garante a correta aborção de nutrientes. 

Defina metas realistas 

Perder entre 5 a 10% do seu peso corporal fará você se sentir mais animada e, o melhor de tudo, melhorará a sua saúde reduzindo a pressão arterial e os níveis de açúcar e colesterol no sangue. 

Defina metas que possam ter atingidas mais facilmente, tendo em mente que para emagrecer sem engordar de novo é preciso perder entre 0,5 a 1 kg por semana. Para ganhar a corrida de como começar uma dieta é importante ir devagar e avançar um pouco a cada dia. 

É como na história da lebre e da tartaruga, não precisa ter pressa quando você sabe que, para subir no pódio, dá para ir bem devagar. 

Encontre um amigo para dividir seus objetivos 

Quer outra dica de como começar uma dieta? Recrute um membro da família ou um amigo para conversar sobre os seus objetivos, fazer caminhadas ou montar cardápios saudáveis. 

Ter com quem dividir seus objetivos tornará tudo mais fácil, especialmente nos momentos que você quiser “chutar o pau da barraca”. Algumas cidades contam com grupos de apoio como os vigilantes do peso, programa alimentar que promove o bem-estar dos associados por meio do monitoramento das refeições e da contagem de pontos atribuídos aos alimentos consumidos. 

Faça atividades físicas 

Cortar calorias e preparar pratos saudáveis é só metade da fórmula de como começar uma dieta bem-sucedida. Qual a outra parte? Fazer atividade físicas regularmente.  

Isso ajuda a queimar calorias, aumenta a força muscular e o equilíbrio, melhora a coordenação, reduz o estresse e contribui para a melhoria da saúde. 

O ideal é ir para academia ou fazer caminhadas logo pela manhã, para ter certeza de que você não ficará muito cansada no fim do dia para se exercitar. Claro, antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico é importante fazer um check up no seu médico ou com um nutricionista. 

Se orgulhe do seu progresso 

Mantenha a motivação alta e recompense-se sempre que fizer algum progresso. Afinal, perder alguns quilos ou ir à academia algumas vezes por semana são motivos mais que suficientes para se sentir alegre e orgulhosa de si mesma.  

Por outro lado, não se sinta mal por afrouxar um pouco as regras. Infelizmente, cedo ou tarde alguns deslizes irão acontecer. O importante é estar preparada para voltar aos trilhos o mais rapidamente possível. 

O ideal é fazer o seu melhor em 80% do tempo e relaxar um pouco as regras nos outros 20%, afinal ninguém é de ferro, não é mesmo? 

Agora que você já sabe como começar um dieta, que tal descobrir quais séries maratonar no final de semana?

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