Você já percebeu que algumas cores de roupa te deixam ainda mais bonita? E que alguns tons te deixam mais “apagadinha”? Tem explicação: é a colorimetria.
Quem quer brilhar no tapete vermelho do Oscar ou conseguir muitos likes no Instagram, deve conhecer melhor essa ciência: a colorimetria analisa detalhes como matiz, saturação e intensidade para garantir que nenhum look passe despercebido.
Essa técnica, no entanto, é útil para todos nós, afinal quem não quer receber elogios e comprar as peças certas para dar um up no visual?
Se você está se perguntado: como eu descubro qual cor usar de acordo com meu tipo de pele? Fique tranquila! A seguir, vamos explicar tudinho para você!
Essas combinações foram pesquisadas e separadas em diferentes categorias. Ao seguir esse guia, você vai descobrir com quais cores montar o seu guarda-roupa para ficar sempre bonita e elegante.
Diversas cores são postas na sua pele, para compreender de que forma seu corpo reage a cada uma delas. Não como uma alergia, longe disso. Mas em reflexos, realçes e combinações.
A divisão de cores é inspirada nas estações do ano e se relaciona com a tonalidade da pele. São três tipos: quente, fria e neutra:
Tonalidade quente: de cor clara ou escura, remete aos dias ensolados de verão. Exibe tons que variam do dourado ao amarelo.
Tonalidade fria: de cor clara ou escura, lembra os fim de tarde e os dias frios de inverno. Exibe tons que vão do azul ao verde-oliva. Já a pele pálida varia entre o roxo e o rosa bem claro, passando pelo azul.
Neutra: de cor clara ou escura, que não se bronzeiam facilmente.
Se o seu tom de pele é frio, você pertence à família do verão ou do inverno. Se for quente, você tem cores de primavera ou outono.
Quem se enquadra nessa estação tem pele fria. Quais cores combinar? Prefira tons suaves e sutis como o cor-de-rosa e o nude.
Esses tons ficarão bem em vestidos de cortes geométricos ou em peças mais comportadas como os da Kate Middleton. Pérolas, brincos delicados e longos colares com pingentes ousados são as melhores joias para quem está nessa categoria.
Já quem se engloba nessa estação tem pele quente e se ilumina com tons terrosos. Pense em vermelho escarlate, rosa fúcsia e roxo profundo.
Além disso, pode usar verdes suaves e algumas tonalidades mais vibrantes como o pêssego e o salmão. Também pode apostar em joias com pedras como rubis e ametistas. Por outro lado, deve evitar tons pastéis suaves e tons de amarelo ou laranja, incluindo marrom enferrujado e vermelho tijolo.
Quantos as joias, prefira peças delicadas.
Como você deve ter imaginado, quem se classifica como inverno tem pela fria, por isso deve apostar em peças escuras e cheias de brilho, como vestidos e casacos de paetê.
Esses tipos também possam usar laranjas polidas e roxos profundos, pois ficarão fabulosos. Esses tons ficarão ótimos em blazers ou em macacões. Qual joia usar? Gargantilhas e grandes brincos de diamante te deixarão ainda mais radiante.
Nessa estação estão as pessoas de pele quente, que devem usar peças de roupas com cores vibrantes como laranja, amarelo e dourado. Tecidos leves e fluidos deixarão o visual ainda mais bonito. Já quando o assunto é joias, prefira grandes colares e brincos cheios de cores e brilhos.
Além das divisões por estações, a colorimetria também estabelece uma escala de subtons. Para determiná-los, é importante analisar detalhes como a cor das veias, da hemoglobina e do caroteno, pigmento orgânico pertencente ao grupo dos carotenoides.
Quer uma dica de como fazer isso? Você consegue ver suas veias sob a pela? Elas são azuis ou verdes? A primeira cor indica que você tem um tom de pele frio, já a segunda indica que o seu tom é quente.
Quando se trata de itens essenciais para o guarda-roupa, se você optar por peças pretos e brancas se tiver pele quente. Se for fria, dê preferência por marfim e tons de marrom, pois esses tons de deixarão mais elegante.
Como vivemos em um país muito miscigenado, pode ser difícil descobrir qual é, exatamente, a seu tonalidade de pele. Por isso, para garantir que você escolha as cores que te deixem mais bonita, o ideal é consultar um especialista no assunto.
Alguns testes de cor e imagem permitem descobrir qual é a sua paleta de cores. Sabe quando você entra em uma loja e experimenta várias peças de cores, brilhos e texturas diferentes? Algumas peças ficam lindas e outras não ficam tão bem assim, certo?
A colorimetria funciona mais ou menos assim. Só que nesse estudo, a cor do seu cabelo, assim como as dos acessórios que você está usando serão descartados, assim fica mais fácil descobrir qual o tom e o sobretom da sua pele.
Depois de descobrir sua paleta de cores, você poderá mudar a cor do seu cabelo e apostar em maquiagens que te deixarão mais atraente. Claro, também poderá investir em peças de roupa que destacarão a sua beleza natural.
Ao usar as cores certas, você iluminará seu rosto, esconderá imperfeições e destacará seus traços. Por outro lado, a cor errada dá um aspecto cansado e ressalta imperfeiçoes e olheiras. Além disso, pode chamar atenção para pequenas marcas de expressão que são pouco visíveis.
E quais joias escolher? As joias de prata ou de ouro rosa tendem a ficar melhor em tons de pele frios, enquanto as de ouro tendem a embelezar quem tem pele quente.
Agora que você já sabe o que é colorimetria, que tal descobrir como dar destaque a sua fé com as joias religiosas?
Leia Também