A moda dita tendências que vão além da maneira como nos vestimos. Ela também influencia dietas, comportamentos e até mesmo atividades físicas. Quer ver só? Quem não se lembra da zumba, do crossfit e do beach tennis? O exemplo mais recente é o barre fit, modalidade que traz inúmeros benefícios para saúde e une balé clássico, pilates e yoga.
O nome barre, vem da barra, que os bailarinos utilizam para aprimorar o equilíbrio, a força e a flexibilidade. O barre fit também utiliza bolas, faixas, pesos e um tapete, elemento de uma aula de yoga.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos melhor o que é o barre fit e quais os benefícios dessa atividade física. Vamos lá? Acompanhe!
O que é o barre fit?
Criado na década de 50 pela bailarina Lotte Berk, o barre fit combina os delicados movimentos do balé clássico com a precisão dos exercícios de fisioterapia e o equilíbrio do yoga. As aulas são lúdicas e divididas em sessões que trabalham diferentes grupos musculares como glúteos, pernas e braços.
Cada aula de barra é projetada para ser um treino de resistência muscular. Por isso, os músculos são trabalhados para adquirir resistência e flexibilidade por meio de movimentos direcionados e repetições leves. Não há movimentos de alto impacto, ou seja, não há saltos como no crossfit.
A modalidade é praticada sob a orientação de um fisioterapeuta ou de um profissional de educação física apto para orientar os alunos quanto às melhores formas de praticar exercícios e evitar lesões ou dores no corpo.
Quais são os benefícios do barre fit?
O barre fit desenvolve a agilidade e a consciência corporal. Os movimentos inspirados no balé, delicados e precisos, se combinam com alongamentos e movimentos da aeróbica. Os principais benefícios da atividade são os seguintes:
Ajuda a perder peso
Nada melhor do que queimar calorias com uma atividade física prazerosa, não é mesmo? Uma turma avançada de barre fit perde, em média, 740 calorias. Isso se deve aos exercícios aeróbicos, atividades rítmicas que trabalham grandes grupos musculares.
A atividade física também estimula a aptidão cardiorrespiratória, a capacidade do coração, pulmão e sistema vascular de enviar sangue rico em oxigênio aos músculos.
Melhora a postura
A atividade estimula a graça e a elegância. Como? As aulas trabalham o peitoral e as costas, músculos responsáveis pela postura corporal, o alongamento e a flexibilidade. Assim, quem pratica barre fit evita lesões musculares, melhora a capacidade de coordenação e diminui o gasto energético.
Aumenta a flexibilidade
Inspirado no balé e em toda flexibilidade que os dançarinos precisam, a atividade tem o objetivo de melhorar a flexibilidade. Nas aulas os alunos utilizam a barra, equipamentos como faixas, pesos de tornozelo, bolas e o peso corporal para aprimorar os movimentos, fortalecendo a musculatura. Os movimentos inspirados no balé clássico se mesclam ao alongamento. Tudo isso aumenta a força, a agilidade e flexibilidades.
Fortalece os músculos
A aula mistura levantamento de peso e exercícios na barra, o que aumentando a resistência física e fortalece os músculos. A intensidade dos exercícios também deixa o corpo mais definido e aumenta a consciência corporal.
Aumenta a resistência física
Durante as sessões, é preciso manter a mesma posição por algum tempo e esgotar as repetições. Os músculos agradecem se tornando mais ativos e fortes, moldando o corpo por inteiro.
Ótimo para o treinamento cruzado
Quem pratica algum esporte como vôlei, corrida ou natação pode fazer aulas de barre fit alguns dias por semana. Esse treinamento cruzado aumenta a força muscular e o condicionamento físico.
Pode ser praticado por qualquer pessoa
O barre fit é para todos. Mesmo quem nunca fez uma única aula de balé ou está um pouco fora de forma pode se matricular e aproveitar todos os benefícios dessa atividade física. Ao contrário das atividades de alto impacto, as aulas são amigáveis e se adaptam a diferentes níveis de habilidade.
Pode ser praticado tanto por jovens como por idosos e até mesmo por mulheres grávidas ou no pós-parto.
Promove a sensação de bem-estar
A mistura de balé e yoga libera endorfina. Produzido pelo cérebro, o hormônio regula as emoções e proporciona uma sensação de relaxamento. A endorfina também atua como analgésico natural, aliviando a dor e o estresse.
Quer experimentar?
Quer fazer um teste antes de se matricular em um estúdio? Felizmente, existem algumas opções online que garantem um bom treino. Olha só:
- KKSWEAT: Na KKSWEAT dá para assistir às aulas diretamente de Nova York. Cada sessão dura 30 minutos e há pacotes de 12 e de 24 horas. O pacote premium oferece acesso ilimitado à biblioteca de vídeos de treinos de nível básico ou experiente.
- Physique 57: As aulas apresentam treinamento de força, alongamento e pré-natal. A plataforma ainda dá acesso a aulas de dança e pilates. Prefere aulas ao vivo? Basta acessar o Instagram e familiarizar-se com a rotina de exercícios.
- Action Jacquelyn: A página de Jacquelyn no YouTube tem mais 150 mil seguidores, que podem assistir aulas de 5 ou de 30 minutos. Há várias opções, desde séries de levantamento de bumbum até um treino para o corpo inteiro. Ela também oferece vídeos de yoga e pilates e alguns desafios para lá de interessantes.
- Pure Barre: No Pure Barre você assiste a aulas de alongamento, pilates e, é claro, de barre fit. Os exercícios têm o objetivo de levar a experiência do estúdio para dentro casa. A primeira semana é gratuita, então há tempo de sobra para descobrir qual é sua modalidade preferida. As aulas do DiGiorgio são as mais concorridas.
Lembre-se: embora essa atividade não tenha nenhuma contraindicação, é importante consultar um médico e fazer uma avaliação física. Os benefícios são vários: o barre fit melhora o condicionamento físico e promove uma sensação de bem-estar. E o melhor de tudo, pode ser praticado por qualquer pessoa!
Gostou do conteúdo? Então, antes de fazer a sua matrícula, que tal seguir a gente nas redes sociais? Estamos no Facebook e também no Instagram!