Zircônia: tudo sobre a joia mais queridinha do momento

Muito parecida com o diamante, a zircônia é uma pedra sintética que pode ser incolor ou ganhar diferentes tons. Valoriza joias de ouro e prata, dando um toque de brilho ao look.

Mesmo sendo sintética, a zircônia tem vantagens como alta durabilidade, brilho incrível e, como dissemos, semelhança ao diamante. Mas como cuidar da sua? Como ela é feita?

Saiba tudo sobre a zircônia: a gema mais queridinha do momento!

Saiba o que é zircônia

A zircônia tem origem em um grupo mineral chamado zircão. Ela tem esse nome por causa de dois elementos distintos.

O primeiro é um mineral natural. Quando encontrado, aparece na forma de cristais monoclínicos. Também é chamado de dióxido de zircônio, cujas características têm três eixos cristalográficos de comprimentos diferentes.

O segundo elemento é a gema produzida em laboratório. O processo ocorre em um processo cúbico, também composto por três eixos cristalográficos, mas com comprimentos iguais e perpendiculares entre si.

A zircônia mais conhecida é a feita em laboratório, algo que ocorre desde 1976, como alternativa mais acessível ao diamante, que é um composto de carbono puro presente apenas na natureza que é muito difícil de ser encontrado.

Mesmo feita em laboratório, a zircônia tem grande durabilidade e suas cores são inspiradas nas pedras naturais. Por isso, é uma gema muito utilizada no mundo das joias, enfeitando brincos, colares, pulseiras e anéis.

No Brinco de Zircônia com Ouro 18 k – Estrela Infantil – BB Baby, a zircônia tem o formato de estrela. Essa joia foi desenhada para o público infantil.

zircônia

Zircônias costumam ser incolores, por isso são parecidas visualmente com os diamantes. Elas têm efeito de pedra translúcida, mas é possível inserir diferentes colorações nessa gema sintética.

Diferenças entre zircônia e diamante

Enquanto a zircônia é uma gema produzida em laboratório, o diamante é uma gema natural. Isso significa que a única interferência do homem ocorre no processo de lapidação do diamante, enquanto na zircônia há todo o processo de produção.

Sobre a lapidação, esse é um processo muito importante. Ocorre em um formato que valoriza as características naturais do diamante. Por isso, antes, há todo um estudo que contempla regras de proporção para conferir maior brilho à gema.

zircônia

Como é uma pedra natural, o diamante tem pequenas inclusões, ou seja, impurezas internas. Elas não costumam ser vistas a olho nu, pois quanto menos inclusões, maior é o valor do diamante.

Aliás, sabia que é raro encontrar um diamante sem nenhuma inclusão? Quando são comercializados, têm um valor altíssimo. Mas é importante destacar que as inclusões são como a impressão digital da pedra.

Já no caso da zircônia, por ser feita em laboratório, a gema é muito translúcida e não apresenta inclusões. Em contato com a luz, a zircônia reflete uma espécie de arco-íris, então pode brilhar mais que o diamante.

Outra característica da zircônia é seu peso, que costuma ser maior do que um diamante. Em relação à dureza, a zircônia é resistente, mas não ganha do diamante — que está no topo do ranking dos minerais mais duros.

Como a zircônia pode ser utilizada

Como a zircônia foi criada para ser uma alternativa ao diamante, desde o seu lançamento vem sendo utilizada na indústria das joias. Você encontra essa gema cravada em brincos, colares, anéis e pulseiras.

Vale destacar que os anéis com zircônia costumam ficar muito bonitos, principalmente os aparadores com modelos solitários e meia aliança. O anel chuveirinho também fica incrível com essa gema.

Como pode ser fabricada, a zircônia ganha diferentes formatos. Por isso, é figurinha carimbada em maxi brincos, brinco pizza e ear cuff. Mas pode passar com mais discrição em singelos pontos de luz.

As cores das zircônias também impressionam. Do tradicional transparente ao sofisticado preto. A zircônia pode ser encontrada em muitas cores e valoriza joias com design autoral.

No Brinco de Coração em Ouro e Zircônia, as gemas têm coloração azulada, enquanto no Brinco Gota de Zircônia Rosa e Ouro 18k as gemas são rosadas.

zircônia

Dicas para conservar sua joia com zircônia

Comprou ou ganhou uma joia com zircônia?

Saiba que, quando é bem cuidada, a joia com zircônia pode passar de geração em geração. Para que se torne uma joia de família, alguns cuidados são essenciais para garantir a durabilidade, o brilho e o viço da gema. Veja quais são:

Faça a limpeza correta da joia com zircônia

Esqueça as misturas caseiras ou fórmulas milagrosas, pois elas podem afetar a aparência da pedra. Basta uma flanela macia e específica para limpeza de joias.

Retire o excesso de pó para manter o viço. Caso identifique alguma mancha, é possível limpar com água morna e um pouco de sabão de coco ou detergente neutro.

Prepare a mistura acima e mergulhe a peça nela. Seque com cuidado.

Caso persista, leve a joia a uma joalheria para que um profissional faça a limpeza adequada.

Evite o contato com certos produtos

Quando estiver usando a sua joia com zircônia, evite o contato dela com produtos químicos. Sendo assim, retire-a antes de lavar a louça ou fazer serviços domésticos mais pesados, como a limpeza de banheiros.

Outra dica importante é passar perfume e hidratante antes de vestir sua joia com zircônia. Basta esperar 15 minutinhos após a aplicação desses produtos.

Atente-se para guardar no local correto

Jamais esqueça que as joias são peças delicadas. Elas são um verdadeiro investimento, então devem durar muito.

Vantagens de investir em joias com zircônia

Você já viu, ao longo deste post, algumas vantagens das joias com zircônia. Mas nós vamos reforçar três:

Durabilidade

As joias com zircônia são feitas para durar. A questão é que elas requerem os cuidados necessários, que são os citados no tópico anterior.

Brilho

Aproveite o brilho da zircônia, pois é a melhor alternativa ao diamante. Sua transparência e brilho impressionam.

Se você gosta de vestir joias para complementar o look e ser notada, pode investir na zircônia. Mesmo um simples ponto de luz possui uma beleza inegável.

Na Gargantilha em Prata e Zircônia com 70 cm, as gemas são colocadas ao longo dos elos da corrente.

zircônia

Semelhança ao diamante

Não é incomum que as pessoas confundam zircônias com diamantes. A semelhança entre as gemas é tanta que, em muitos casos, apenas os olhos que são treinados conseguem identificar a diferença.

Por causa dessa semelhança, a zircônia costuma ser utilizada nas réplicas de peças caríssimas. É o caso das joias usadas por celebridades em tapetes vermelhos de eventos como o Oscar.

Agora que você conhece as características e vantagens da zircônia, já pode escolher suas joias com essa belíssima gema sintética.

A Bigben possui diversas joias com zircônia. Encontre colares, pulseiras, anéis e brincos com essa pedra de brilho espetacular.

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...