As passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris apontaram as principais tendências de moda para o verão 2023.
De modo geral, a próxima estação promete vir um pouco mais sóbria, mas jamais pacata. Com bastante pele à mostra, as tendências vêm repensando a relação da roupa com o corpo.
Essa sobriedade fez muita gente se questionar se as propostas eram para os meses mais quentes do ano. A cartela de cores teve prevalência de tons de preto, cinza, roxo e azuis escuros.
Já os tecidos apresentados foram mais encorpados, com destaque para o couro e volumes que valorizaram quadris e ombros.
E o calor?
Bem, ele apareceu metaforicamente em elementos que exploram a relação das roupas com o corpo, ou seja, rendas, transparências e recortes.
Quer saber quais são as tendências de moda que irão bombar no verão 2023? Vem que a gente te conta!
1. Franjas
As franjas estão voltando com tudo.
Mesmo associadas a um visual que lembra faroeste, agronegócio e rodeio, as peças de couro, como as jaquetas e as botas, virão com franjas.
Dessa vez, elas chegarão mais compridas — dando um impacto extra ao caminhar e criar a ilusão de que esses acessórios têm seu próprio movimento.
As franjas também aparecem assim nas roupas.
Outra forma que podem ser usadas é curta e amontoadas, assemelhando-se às plumas.
2. Couro
Pois é, o couro já deu as caras no guarda-roupas da primavera e continua pronto para ser usado no verão 2023.
O couro apareceu em grande parte dos desfiles, como Chloé e Versace, que são marcas com propostas bem diferentes.
Esse tipo de material confere uma carnalidade às roupas, por isso navega pela sensualidade e combina com uma estação quente.
Bottega Veneta, por exemplo, apostou em criações de couro mais básicas, como uma camisa xadrez que parece flanela e denim, mas é de couro.
3. Renda
Continuando nossa lista de tendências que vão bombar no verão 2023, as rendas têm um forte apelo sensual.
As principais fashion weeks do mundo mostraram a renda tanto em produções completas, da cabeça aos pés, quanto em detalhes.
Combina com slip dresses e camisolas, mostrando que sua relação com a intimidade é verdadeira e duradoura.
Para o verão 2023, a renda também foi apresentada como um tipo de forro em peças que vão por baixo de outras, como segundas peles, bodys de manga longa e meia-calças.
Também apareceu sob transparências, decotes e recortes. E se você é romântica, vai adorar as peças com babados e lados de renda.
4. Silhuetas justas
Depois do sucesso das peças largas no corpo, chegou a vez das silhuetas justas — que prometem invadir os guarda-roupas.
O comeback terá direito a diferentes ajustes, desde a alfaiataria até o casual, passando pelo glamouroso brilhante e esportivo.
As silhuetas justas vão combinar muito bem com elementos da moda Y2K e dos anos 1990, como as calças e saias de cintura baixa, além de comprimento mini, transparências e aparência desbotada.
5. Nu estampado
Além da emolduração do corpo nas peças com silhuetas justas, as estampas também trarão elementos com essa reinterpretação.
Uma delas é a Off-White, que borda um abdômen definido em blazers e camisetas.
Já a Balmain brinca com a nudez a partir de pinturas renascentistas.
Outra reinterpretação te lembra de que há um corpo por debaixo da vestimenta. É o caso dos bordados da Vivetta, com mãos que envolvem os mamilos.
6. Transparência colorida
Estava sentindo falta de mais cores entre as tendências de moda para o verão 2023? Elas estão aqui!
Na próxima estação, as cores aparecerão cada vez mais em tecidos transparentes, deixando o corpo em foco.
Prada, Miu Miu, Saint Laurent e Ferragamo foram algumas das marcas que apresentaram a proposta de looks completos com transparência. Eles vieram tanto em peças únicas quanto em combinações.
Dentre essas peças, destacamos as que se alongam pelo corpo e cobrem pescoço, braços e pernas.
Mas atenção: o corpo estará coberto, mas jamais escondido.
7. Quadril em evidência
O quadril está em evidência em uma das tendências de moda para o verão 2023. Algumas peças contam com design inspirado nos costumes da Era Vitoriana, especialmente nas crinolinas que davam volume às saias, além de vestes medievais.
Na Dior, as inspirações apareceram de maneira nítida. Já na Loewe e na Lanvin, surgiram em interpretações mais contemporâneas, transformando as bordas tradicionalmente arredondadas em versões retangulares.
No caso da Collina Strada, deixa de lado o sufoco que essas roupas costumam ter e apostou em um volume solto e acolchoado.
8. Ombros em destaque
Para compor um visual simétrico, os ombros também ganharão destaque no verão 2023. Prepare-se para ombreiras, mas com novos contornos.
De modo geral, as ombreiras aparecem com formato triangular. Agora, no verão 2023, ganham volumes pontiagudos ou levemente arredondados. As mangas, por exemplo, acompanham o desenho dos ombros.
Mas engana-se quem acha que as tendências de moda ignoram os formatos tradicionais. Eles foram o grande destaque de alguns desfiles, como o da Saint Laurent.
9. Recortes menos convencionais
Os recortes menos convencionais terão espaço no verão 2023. Calças de alfaiataria com coxas à mostra, vestidos longos provocantes com partes mais íntimas em evidência virão com tudo.
As aberturas que deixam à mostra partes mais comumente visualizadas, como costas e quadris, também serão vistas com frequência.
10. Sobreposições desconstruídas
Que tal recortes que sugerem um novo modo de usar ou abotoar jaquetas, casacos e blazers?
Essa tendência virá com zíperes frontais substituídos por transversais, que podem permanecer fechados ou abertos, para garantir um toque de sensualidade ou exclusividade.
Os recortes também serão vistos nas mangas das sobreposições, ocupando um lugar mais estético que funcional.
11. Calça cargo
Elas estarão de volta!
Queridinha do street wear, a calça cargo volta ainda com mais bolsos. A novidade fica por conta dos tecidos diferentes e comprimentos variados.
Nem a alfaiataria escapará do estilo com influência militar e superpopular, que marcou o início dos anos 2000.
12. Fusão entre roupa e acessório
A moda abrirá espaço para brincadeiras que confundem o olhar.
É uma jaqueta sobre a bolsa ou o próprio acessório?
Dúvidas assim serão comuns por causa de peças que se fundem com acessórios, como mostrou a Balenciaga em uma bolsa que é carregada pela manga que seria de uma jaqueta.
Agora que você conhece as tendências de moda que irão bombar no verão 2023, aproveite para acompanhar outras novidades nos seguindo nas redes sociais: Instagram e Facebook.tendencias-de-moda-1