O mundo da moda vai muito além do que é visto nas passarelas de circuitos como Paris, Milão, Nova York ou, aqui no Brasil, no eixo Rio-São Paulo.
É comum achar que, nesse universo, a única opção é ser estilista ou modelo de grifes famosas. A boa notícia é que o mercado é muito amplo.
Você encontra diversas áreas de atuação e trabalhos que vão desde a idealização, confecção e divulgação, até a venda de cada peça.
Mas há algo que, em qualquer trabalho, é exigido: criatividade, originalidade e noção tanto de negócios quanto de tendências.
Se você pensa em investir na profissão mais fashion do mercado, nós preparamos uma lista com 8 diferentes carreiras que podem ser seguidas nessa área. São elas:
1. Design e Estilismo
Para adentrarmos no mundo da moda, vamos começar pelos profissionais que ganham bastante destaque: os estilistas e fashion designers.
Coco Chanel, Christian Dior, Valentino Garavani, Miuccia Prada, Donatella Versace, Marc Jacobs e Alexandre Herchcovitch são nomes conhecidos, né?
Esses estilistas foram/são responsáveis por verdadeiras obras de arte que saíram das passarelas e ganharam o mundo.
Os estilistas e fashion designers desenham as coleções temáticas de cada estação. Além disso, acompanham todo o processo de desenvolvimento dos produtos.
Também atuam em diferentes nichos. Alguns focam em acessórios como bolsas e calçados, enquanto outros direcionam seus esforços para roupas e ainda há aqueles que criam joias, estampas e até tecidos.
O designer de joias, por exemplo, faz os esboços e elabora projetos a partir de conhecimentos sobre formas, estilos e materiais adequados à proposta. Trata-se de um profundo conhecedor de tendências e materiais com os quais trabalha.
2. Produção de Moda
Os produtores de moda são os responsáveis pela organização de desfiles, editoriais, campanhas publicitárias e demais ações para o lançamento das coleções elaboradas pelos estilistas e fashion designers.
São esses profissionais que estão por trás do sucesso dos eventos!
Eles contratam e coordenam modelos, maquiadores, cabeleireiros, figurinistas, fotógrafos e demais profissionais que formam a equipe que dá vida ao evento — garantindo que tudo saia conforme o planejado.
3. Fotografia de Moda
Outra carreira do mundo da moda é a de fotógrafo. Esse profissional precisa ter conhecimentos técnicos em fotografia de moda.
Cabe a ele desenvolver habilidades como senso estético, olhar fotográfico, sensibilidade e outras que ajudam a valorizar os modelos, os cenários e, principalmente, as peças que serão fotografadas.
Esse profissional deve compor a imagem perfeita. Para tal, além de equipamentos como câmera, luz, rebatedor e difusor, pode usar ainda softwares de edição de imagens.
Um ponto interessante a ser destacado aqui é que os softwares de edição de imagens não são os responsáveis por tudo. Essas ferramentas apenas valorizam o resultado.
A sintonia de toda a equipe de produção, durante a realização do ensaio fotográfico, é a responsável pelo resultado. O software vai corrigir apenas o que for necessário.
Em ensaios de maquiagem, por exemplo, pode aparecer um fio de cabelo ou um poro dilatado demais que, na imagem, não vai ficar legal. Aí entra o software para contribuir com a correção.
4. Consultoria de Imagem
A próxima carreira no mundo da moda é a de consultoria de imagem. Aqui estão os personal stylists e personal shoppers, especialistas em perfis.
Esses profissionais estudam cuidadosamente os perfis de seus clientes, desde as características físicas até a personalidade, para ajudá-los a definir o próprio estilo ou um look exclusivo.
Os consultores de imagem fornecem dicas valiosas para que seus clientes saibam as cores e modelos que valorizam cada biotipo, como combinar peças, quais acessórios são os mais interessantes, além de orientar em relação a corte de cabelo e tipo de maquiagem.
Quem atua com consultoria de imagem pode fazer tudo isso a partir das peças já existentes no guarda-roupas ou por meio do investimento em novas peças.
5. Negócios de Moda
Outra área existente no mundo da moda é a de negócios. Trata-se de uma das mais abrangentes, pois permite atuação em diversos segmentos: produção, fabricação e comercialização de produtos e serviços.
Um gerente de moda tem conhecimentos atualizados sobre as tendências de mercado, conseguindo trazer inovações frequentes e investindo em táticas de gestão e administração que conquistam e fidelizam o público-alvo.
Aqui estão algumas funções dessa área:
- gestão financeira e jurídica;
- estruturação de planos de negócios;
- identificação de oportunidades para novos produtos e serviços;
- gerenciamento e posicionamento de marca;
- elaboração e desenvolvimento de planejamentos de comunicação;
- administração de estratégias para comercialização.
6. Compras
Continuando nessa imersão pelo mundo da moda, a carreira de comprador é uma das mais almejadas nessa área. Entretanto, apresenta um grande desafio.
Parece simples comprar matérias-primas como tecidos, botões, aviamentos e outros itens para fabricar peças. O que muita gente não sabe é que essa função exige bastante trabalho.
Como comprador, você deve escolher bons fornecedores, negociar valores e prazos de entrega, acompanhar as entregas e ainda conferir os pedidos.
Além disso, o desafio está na capacidade de responder rapidamente às mudanças de mercado e à concorrência entre as empresas.
O comprador de moda precisa ser criativo e atualizado, ou seja, pesquisar muito e estar antenado com a demanda dos consumidores.
7. Visual Merchandising
O foco do profissional que atua com visual merchandising é o ponto de venda. Seu objetivo é elaborar estratégias que otimizem a experiência do cliente dentro da loja.
O visual merchandising investe em formas de deixar as vitrines mais atrativas aos olhos do público-alvo. Escolhe os lugares onde cada produto deve ser exposto, além de trabalhar a iluminação, os fundos e até o cheiro do ambiente.
De modo geral, o profissional de visual merchandising trabalha na composição da loja sempre de acordo com o perfil desejado pela marca, considerando ainda o tema da coleção escolhida para o período.
8. Carreira acadêmica
Surpresa?!
O mundo da moda é tão amplo que permite a escolha da carreira acadêmica, ou seja, investir em cursos técnicos, de extensão, graduação e pós-graduação em diversas áreas.
Sobre a atuação, na carreira acadêmica o profissional pode trabalhar como professor ou diretor de curso, coordenador de outros docentes, orientador e mentor.
Note como o mundo da moda é vasto e exige de seus profissionais bastante conhecimento, trabalho e dedicação.
Ao mesmo tempo, oferece excelentes oportunidades dentro e fora do Brasil.
Quem quiser se destacar deve investir em atualização constante, dedicando-se ao aprendizado de outros idiomas, principalmente inglês.
Gostou de conhecer essas carreiras do mundo da moda?
Aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram.