Acessórios para festa: conheça as melhores peças para uma celebração

Um evento especial pede uma atenção maior na hora de escolher roupa, calçado, bolsa e maquiagem. Porém, é preciso encontrar os acessórios para festa perfeitos e que harmonizem bem com toda a composição.

Os acessórios para festa são os últimos detalhes na hora de montar um look. Seja para um casamento, festa de debutante ou qualquer outro evento que exija algo mais elaborado, é preciso planejar!

As joias são, justamente, os itens que farão toda a diferença entre uma produção mais simples e algo mais exuberante, chique e glamouroso. Para conseguir tal efeito é preciso escolher os acessórios certo e usá-los com equilíbrio.

Porém, entre tantas opções e no vai e vem da moda que hora coloca em evidência joias grandes e volumosas e no instante seguinte surge minimalista. Como escolher as peças certas e arrasar sem deixar o look over ou apagado?

Vamos te ajudar com algumas dicas simples que farão você acertar a partir de agora na hora de usar acessórios para festas!

Acessórios para festa: conheça as melhores peças para ocasiões de celebração

Os acessórios para festa podem incluir todo o catálogo de uma joalheria: anéis, pulseiras, brincos, colares, gargantilhas e braceletes. Nada é proibido, mas é preciso olhar as joias pensando no conjunto da obra.

Ou seja, levar em consideração todo o look, incluindo maquiagem e penteado. Afinal, se o seu vestido tem um decote todo fechado ou gola alta, um colar longo não fará sentido, por exemplo.

Vamos exemplificar de forma mais clara esse tutorial de como escolher o acessório certo para festas e grandes eventos. Falaremos individualmente sobre cada tipo de joia e como usá-la adequadamente.

Colares

acessórios para festa

A escolha do colar ideal vai depender muito do modelo do vestido a ser usado. Maxi colar com pedrarias grandes fica lindo quando usado com vestido tomara que caia.

Os tradicionais colares de pérolas combinam perfeitamente com decotes coração ou quadrados. Já vestidos com decotes profundos pedem colares longo como os modelos gravata.

As gargantilhas por serem mais curtas e ajustadas ao pescoço, ganham destaque com decotes redondos, canoa ou ombro-a-ombro.

Para que o seu colar se destaque, independente do modelo escolhido, procure deixar as madeixas dos cabelos para trás. Ou então, caídas por cima de apenas um dos ombros.

Brincos

acessórios para festa

Brincos são parte fundamental para compor bons looks. Afinal, um pelo par de brincos tem o poder de acender e iluminar o rosto de uma mulher.

Na hora de escolher os brincos para uma festa, pense primeiro no penteado que você pretende usar. Cabelos soltos pedem brincos pequenos ou médios, já que muito provavelmente não irão aparecer tanto.

Para cabelos curtos, penteados presos ou meio presos, os maxis brincos são a escolha ideal. Serão o ponto de atenção na produção.

Anéis

acessórios para festa

Os anéis são as peças mais emblemáticas de uma porta-joias. E na hora escolher os acessórios para festa, muitas vezes para aquelas que usam aliança, fica a dúvida se retiram o símbolo de enlace ou não.

Não é preciso retirar a aliança. Nada no mundo da moda ou em regras de etiquetas proibe de usá-las em grandes eventos black-tie.

Uma dica é usar na outra mão um acessório de maior destaque, assim, as joias não “brigam” entre si. Anéis grandes e com pedras generosas são uma boa escolha, desde que brilhem solo na mão.

Para as adolescentes, o mix de anéis colecionáveis, como os que fazem parte do catálogo da Coleção BB Joy, são ótimas opções, ficam charmosos, combinam com a idade e dão graça ao look.

Pulseiras e braceletes

acessórios para festa

Os braceletes são bem-vindos para festas e eventos mais formais quando surgem em modelos ajustados ao antebraço. Um bom exemplo é o modelo em ouro da Coleção BB Gold, discreto, elegante e jovial.

Para festas à rigor, escolha por braceletes finos e delicados — podendo ou não conter alguma pedra ou pérola cravejada.

As pulseiras podem surgir leves e com movimento. Prefira peças mais clássicas sem pingentes como o estilo Cartier e com aro firme.

Equilíbrio e harmonia são a chave para o acerto

Dificilmente uma joia irá brigar por atenção com o vestido ou sapato, porém, é preciso muito cuidado na hora de escolher quais acessórios para festa usar e como usá-los.

Isso porque precisamos escolher qual será nosso foco. Os olhares deverão chegar primeiro aonde? 

Logo, se você escolhe um maxi brinco com uma bela esmeralda, o colar deverá ser delicado e discreto ou ainda dispensável.

A distância entre ambos é pequena e ao usar tudo maxi, você pode poluir o visual. No fim, não ficará bonito e nem elegante.

Outra dica é não misturar pedrarias e nem metais. Ou seja, brincos em ouro branco, colar em ouro e anel em rosé, ou ainda, pérola, turquesas e rubi em uma mesma produção.

Acessórios para festa: cores complementares ou opostas?

Uma das maiores dúvidas na hora de usar uma joia junto a um dress code mais refinado, gira em torno da escolha da cor dos acessórios a serem usados.

Será que é preciso combinar cor do vestido com as pedras? Devo escolher ouro amarelo, branco ou rosé? Tom sob tom? Usar joias com tonalidades diferentes vai prejudicar o look?

As duas melhores saídas são: cores complementares ou cores opostas. E a escolha vai depender muito do seu gosto pessoal e da sua personalidade.

Para aquelas mais discretas ou para eventos mais sóbrios — como festas profissionais e religiosas — o ideal é ir pelo caminho das cores complementares.

Já para comemorações como casamentos, festas de debutantes e bodas — e para quem não tem medo de ousar — as cores opostas são excelentes formas de destacar a joia escolhida.

Vamos aprender como usar cada uma dessas opções.

Cores complementares

Quando falamos em cores complementares estamos sugerindo o famoso tom sob tom ou cores que se completem.

Um elegante e sóbrio vestido azul-petróleo e joias com topázios, turquesas ou qualquer outra pedra de cor azul, fica perfeito, elegante e de extremo bom gosto.

Para as mais clássicas, a combinação tradicional entre preto e branco é uma ótima escolha, como em um look all black com pérolas.

Uma dica é não usar a cor exata de roupa e acessório para não deixar o visual apagado e morno. Busque sempre um leve contraste para acender o look e brilhar ainda mais.

Ainda assim tem alguma dúvida, vá no clássico: ouro e diamante.

Cores opostas

Combinações em cores opostas são ousadas, divertidas e geram impacto. As cores opostas normalmente são compostas por uma cor primária e uma secundária e seus subtons.

Um dos maiores clássicos está no encontro entre: verde e vermelho. Um vestido vermelho longo e uma bela esmeralda reluzente em um colar, brinco ou anel é de tirar o fôlego.

O verde também fica bonito quando usado com rosa. Já o amarelo vai se sobressair com azul e, nesse caso, pode-se investir em joias generosas e com design inovador em ouro, junto a um vestido azul.

A escolha dos acessórios para festa deve também levar em consideração a sua personalidade, gosto pessoal e, claro, seu conforto.

Por isso, antes do grande dia chegar, prove tudo em casa, se olhe no espelho, tire fotos e tenha certeza sobre a sua escolha.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher acessórios para festa? Então, não deixe de conferir os demais conteúdos do blog. Esperamos por você!

Leia Também