O que você pensa quando o assunto é moda nos anos 2000?
Olha, naquela época ouvia-se Destiny’s Child — grupo vocal feminino com as cantoras Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams —, vestia-se tops curtinhos e saias ainda menores, sempre de cintura baixa.
Acha que os anos 2000, para a moda, foram caóticos? De certa forma, sim. O fato é que essa década foi muito legal e algumas tendências têm potencial para retornar, assim como já ocorreu com as de outras épocas.
Pois é, de vez em quando há um comeback de tendências do passado. Já vimos isso com a wide leg (anos 1970), cores fortes (anos 1980) e looks esportivos (anos 1990). Já imaginou quais tendências estão de volta?
Fique de olho nas 8 tendências dos anos 2000 que voltaram (talvez?) para ficar!
1. Cintura baixa
Sim, a cintura baixa, ícone dos anos 2000, está de volta. Essa tendência retorna junto com suas polêmicas, mas isso é importante no mundo fashion — pois nos leva a discutir assuntos que outrora foram vistos de forma diferente.
A questão é que as calças e as saias de cintura baixa são controversas por natureza. Amada por umas, odiada por outras, a cintura baixa gerou impacto e, por esse motivo, se tornou uma febre.
O responsável por trazer essa tendência, na época, foi o estilista inglês Alexander McQueen, em 1995. Na atualidade, referências no mundo da moda como Kendall Jenner, Gigi Hadid e Hailey Bieber já abraçaram o retorno da cintura baixa.
2. Top curtíssimo
Reage, mulher, bota um cropped! Ou seria um top curtinho?
Pois é, os tops curtinhos dos anos 2000 estão voltando e chegaram aos poucos às passarelas durante o último verão europeu. Celebridades e fashionistas aderiram.
Como a moda é divertida e existe para te deixar bem, o top curtíssimo pode ser usado por todas que se sentem à vontade. Basta ter bom senso e confiança, pois a peça deve valorizar a sua silhueta.
Para acertar no look, comece sempre pensando na modelagem da parte superior. Calças, shorts e saias mais ajustadas combinam, por exemplo, com os tops largos.
3. Make neon
Os tons de neon foram tendência nos anos 1980 e 1990 e estão de volta desde o começo da década, aparecendo nos principais desfiles de moda.
Depois que surgiram nas passarelas, foi a vez das fashionistas que trabalham como influenciadoras saírem usando make neon.
Uma das apostas é a combinação de diferentes tons, criando um arco-íris. Também funciona para dar um charme no canto interno do olho.
Se quiser, pode dar o destaque com uma sombra neon na parte inferior do olho. Escolha e combine seus tons preferidos e aproveite para realçar com bastante glitter.
4. Glitter
O glitter, outra influência dos anos 2000, voltou com tudo em várias frentes. Você encontra ele em acessórios, unhas, roupas e na maquiagem.
Esse retorno se deve ao brilho ser um verdadeiro aliado de quem é apaixonada por moda e beleza. Sendo assim, comece apostando em sombras cintilantes e coloridas.
Na boca, o glitter pode ser aplicado no batom ou ser colocado assim que ele estiver sequinho. Utilize um pincel com cerdas finas para colocar.
O corpo também ganha um toque de brilho com as geleias iluminadoras, deixando a pele iluminada e nutrida.
5. Cheirinhos de frutas
Lembra do gloss com cheirinho de fruta? Ele está de volta!
Seu formato roll-on facilita a aplicação do brilho labial, que pode ou não conter glitter, mas vem com delicioso cheirinho de fruta.
Na Granado, por exemplo, você encontra o balm labial com cheiro de frutas regionais como pitanga e guaraná, além de limão, tangerina, pomelo e goiaba.
6. Franjas nos acessórios
Nos anos 2000, as franjas faziam o maior sucesso nas roupas e acessórios femininos. 20 anos depois, em 2020, Shakira e J-Lo apresentaram-se no intervalo do Super Bowl com roupas que tinham… franjas!
Os estilistas já vinham avisando desde o comecinho da década que elas estariam de volta. No passado, as franjas se destacaram em 1920 e se tornaram símbolo de sensualidade dentro e fora dos palcos.
Já nos anos 1970, as franjas enfeitaram bolsas, calças boca de sino e coletes dos hippies. O boho, o folk e o western aproveitaram a carona e adotaram as franjas em seus estilos.
Bem, as franjas contemporâneas têm outra proposta. Agora, estão com larguras diversas e bem mais sofisticadas.
7. Correntes
Para ficar ainda mais linda e poderosa, fique de olho na trend das correntes.
Essa tendência tem um pé nos anos 1980 e outra nos anos 2000, quando era presa até no passante do cinto da calça.
As correntes podem ser encontradas também na alça da bolsa e nos sapatos, além dos usos clássicos: no pescoço e no pulso.
Falando precisamente das correntes que usamos no pescoço, as com elos mais grossos se destacam porque unem elegância e atitude.
Quer mais atitude? Aposte em um mix de colares!
8. Gargantilhas
As gargantilhas, que também se destacaram nos anos 2000, estão de volta e chegaram com tudo.
Justinhas no pescoço, as gargantilhas combinam com diferentes looks: do clássico regata mais calça jeans aos vestidos modernos e sensuais.
Outra vantagem da volta da tendência das gargantilhas é fazer um mix delas e outros colares de diferentes tamanhos, mas com o mesmo material.
Você encontra gargantilhas de vários modelos, desde modelos com pingentes até outros com escapulário.
Há ainda as gargantilhas com pérolas e outras pedras preciosas, como diamantes, topázios e rubis.
Note que o retorno dessas tendências mostra como a moda é cíclica, ou seja, revive o que um dia foi tendência. No caso da volta, o objetivo é a renovação, bem como satisfação dos desejos do público atual.
O mais interessante desse conceito é que, o que um dia saiu de moda, pode ser reciclado e reutilizado em favor da própria moda. Basta olhar com carinho para as tendências, pois muitas são inspiradas naquilo que um dia já brilhou.
Aproveite a inspiração das dicas que compartilhamos aqui para conhecer outras relacionadas ao inverno 2022!