5 dicas para uma organização de closet eficiente

Organização de Closet

Roupas, calçados, acessórios: o guarda-roupa feminino pode contar com uma ampla variedade de itens. Entretanto, mesmo tendo uma quantidade considerável de peças, sempre acabamos caindo na antiga máxima do “não tenho o que vestir“. 

Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com a dificuldade em encontrar um look bacana ou que estivesse conforme o dress code de uma determinada ocasião. Na maioria das vezes, isso acontece porque não investimos na organização de closet e, consequentemente, esquecemos de todos os artigos presentes em nosso armário. E o resultado é um só: passamos a gastar mais dinheiro, além de desperdiçar um tempo precioso em busca de uma produção impecável. 

Mas saiba que esse cenário está prestes a acabar, viu? Com algumas dicas especiais, é possível manter os seus pertences super alinhados, promovendo uma série de benefícios ao longo de sua rotina. Para descobrir como, continue acompanhando essas dicas e veja as recomendações que preparamos especialmente sobre o assunto. Vamos lá!

Os 5 passos para uma organização de closet eficaz

1. Avalie o espaço e as suas necessidades

A primeira recomendação para quem deseja organizar o closet é, certamente, prestar atenção no espaço reservado para essa finalidade. Até porque, de nada adianta contar com centenas de itens se, no fim das contas, a metragem disponível não for capaz de comportá-los. 

Dito isto, caso o seu armário seja pequeno, aposte no conceito do guarda-roupa cápsula cujo foco é priorizar somente aquilo que realmente é essencial. Já se o ambiente for amplo, há a possibilidade de ir um pouco além, mantendo um volume de artigos consideravelmente maior. 

Seja como for, também é bacana identificar as suas necessidades. Nesse momento, procure entender qual o seu estilo e os lugares que você costuma frequentar. Com essas informações, ficará bem mais fácil acertar nas suas escolhas, tendo praticidade em qualquer momento. 

2. Adote estratégias de organização de roupas

Hoje em dia não faltam estratégias para manter o closet organizado. Das mais famosas, podemos mencionar a organização por cor, por ocasião, por tecido e, inclusive, por tipo de peça. Dito isto, o ideal é que você escolha aquele caminho que mais se encaixe em seu lifestyle e consiga facilitar a sua rotina. 

De modo geral, os especialistas no assunto costumam indicar que as pessoas organizem certos itens com o auxílio de acessórios. As roupas íntimas, por exemplo, podem ser armazenadas em caixas, gavetas ou nichos organizadores.

E mais! 

Quer economizar o máximo de espaço em seu guarda-roupa? Utilize estratégias específicas para dobrar as peças, com foco nas camisetas. Aqui, o truque é utilizar uma prancheta para realizar as dobras, fazendo com que cada unidade fique com o mesmo tamanho — e, com isso, torne o seu closet não somente funcional, mas visualmente agradável na hora de escolher um novo look. 

Organização de Closet

3. Invista em acessórios organizadores

Acima, falamos brevemente sobre a possibilidade de usar caixas e nichos para melhorar a organização do closet. Contudo, não é só isso. A boa notícia é que, atualmente, não faltam opções de acessórios ideais para nos ajudar nesse processo. Abaixo, listamos quais são eles. Veja só:

  • Caixas organizadoras com tampa ou sem; 
  • Prateleiras removíveis, feitas em aço; 
  • Organizadores para camisetas; 
  • Cabides específicos para lenços e gravatas; 
  • Colmeias para o armazenamento de meias e lingeries; 
  • Porta-joias com diferentes compartimentos;
  • Suportes para sapatos, entre outros.

4. Considere o descarte e a doação

Um dos principais mandamentos do closet funcional e organizado é: pratique o desapego. Porém, o que esse conceito significa na prática? Basicamente, a proposta é que você desapegue de tudo aquilo que não tem mais tanta utilidade em seu dia a dia. 

Pode ser uma blusa esquecida no fundo do armário, um sapato que nunca mais foi utilizado ou aquele vestido que você ganhou, mas que não conversa com o seu estilo. Para liberar espaço no armário e renovar as energias, considere dar uma nova vida a esses itens, seja vendendo ou doando. 

Nessa fase, não tem muito segredo. Comece fazendo uma triagem de todos os seus looks, separando cada um deles por categoria: 

  • Os que continuarão em seu closet; 
  • Os que estão em bom estado e podem ser vendidos; 
  • Os que estão em bom estado e podem ser doados; 
  • Os que valem um conserto; 
  • Os que, infelizmente, devem ser descartados. 

Após isso, coloque “a mão na massa” e abra espaço em seu guarda-roupa, diminuindo a quantidade de artigos e mantendo somente o que, de fato, será usado. 

5. Manutenção da organização ao longo do tempo

Antes de finalizar, um lembrete importante: é essencial prezar para que a organização do closet permaneça impecável com o passar dos dias. Por isso, a sugestão é que você desenvolva o hábito de deixar o espaço bem higienizado, com cada item em seu devido lugar. 

Pegou uma roupa para montar um look? Então, depois do seu uso, não deixe de devolvê-la para o armário. No decorrer das semanas, essa prática se tornará um costume, deixando a sua organização muito mais simples e facilitada. 

Por fim, um aviso importante: apesar das sugestões dadas até aqui, não existe um jeito totalmente certo ou totalmente errado de organizar o closet. Até porque, cada pessoa manterá os seus itens guardados como bem desejar.

O importante é testar estratégias diferenciadas até encontrar a maneira ideal de manter os seus artigos em seus devidos lugares. Combinado?

Organização de Closet

Como vimos depois dessa leitura, garantir a organização do closet é algo mais simples do que parece. Então, não deixe para depois e comece a colocar essas sugestões em ação. 

Caso queira, você ainda pode comentar abaixo e compartilhar a sua opinião com a gente. Vamos adorar te conhecer melhor. Até mais!

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...