Estilo minimalista: entenda o conceito e como montar seus looks

Estilo Minimalista

Cada vez mais, as pessoas estão em busca de um lifestyle tranquilo e desacelerado. Assim, o estilo minimalista começou a ganhar força entre o público, especialmente quando olhamos para a moda. 

Em alta nas ruas e passarelas, a proposta carrega a ideia de que “para ter estilo, não é preciso consumir de maneira desenfreada”. Ou seja, é possível elaborar looks altamente originais, sem precisar apelar para o exagero. 

O segredo é um só: investir em roupas, calçados e acessórios atemporais, capazes de nos acompanhar por muitos anos e, ainda assim, promover resultados exclusivos. 

Dito isso, que tal se aprofundar mais no assunto e descobrir, de uma vez por todas, o que é o estilo minimalista e como levá-lo para a sua rotina? Preparamos um conteúdo especial com todas as informações para te ajudar a dar o primeiro passo.

Boa leitura!

A história do estilo minimalista

Antes de mais nada, é importante entender como surgiu o estilo minimalista. Basicamente, a origem da proposta teve início por volta do século XX, mais precisamente, com o movimento artístico conhecido como Bauhaus — uma escola alemã de design, famosa por defender a funcionalidade e a simplicidade. 

Assim, entre 1950 e 1960, o conceito começou a ganhar força, sendo também adotado por alguns estilistas ao redor do mundo. Um deles foi o americano e criador da marca Calvin Klein, que abraçou a proposta e passou a desenvolver criações super elegantes, compostas por linhas discretas, mas sem abdicar do uso de materiais premium. 

Décadas mais tarde, como nos anos 1980, o estilo minimalista conquistou outros vanguardistas da moda. Entre eles, o estilista Yohji Yamamoto. Nascido no Japão, o criador visionário ganhou os holofotes ao revolucionar o setor, utilizando tanto o estilo minimalista, quanto elementos andrógenos, sempre experimentando materiais inusitados em seus trabalhos.

Estilo Minimalista

As principais características do estilo minimalista

Da mesma maneira como acontece com qualquer estética na moda, o estilo minimalista também possui algumas características básicas que, ao serem utilizadas, fazem com que as suas criações sejam reconhecidas em qualquer lugar do mundo. Nessa lista, podemos incluir:

Paleta de cores

Seguindo a máxima do “menos é mais“, o estilo minimalista conta com o uso de tonalidades neutras. O preto, o branco, o off-white, o cinza, o marinho e, mais recentemente, os tons terrosos, são alguns dos tons que fazem parte dessa lista. Ao serem usados em diferentes combinações, eles ajudam a promover um visual sóbrio, mas também clássico e elegante. 

Estilo Minimalista

Livre de excessos

Para promover a moda consciente, o estilo minimalista preza pela simplicidade. Aliás, isso pode ser visto tanto no uso de roupas e acessórios básicos, quanto na quantidade dessas peças em um look, que são sempre utilizadas com total equilíbrio e discrição.

Estilo Minimalista

Visual clean

Outra característica que chama a atenção ao olharmos para o estilo minimalista é o uso de linhas simples. Estamos falando de formas retas, versáteis e que, em alguns casos, ainda carregam visuais genderless — facilitando o uso das peças em inúmeros tipos de composições. 

Aqui, é bacana destacar que o estilo minimalista prioriza o uso de materiais de qualidade, duráveis e resistentes. Na prática, isso faz com que esses itens permaneçam intactos por muito mais tempo e, consequentemente, reduzam as chances de compras desnecessárias. Afinal, tudo aquilo que você precisa já está no seu guarda-roupa!

Estilo Minimalista

Construindo um closet com o estilo minimalista

Agora, que tal uma boa notícia? Levar o estilo para o seu dia a dia é uma atitude muito simples, bem mais fácil do que parece. Para tanto, será preciso seguir alguns passos que tornarão esse processo muito mais prático e certeiro. Te contamos quais são eles. 

  • Desapegue: o ideal é fazer uma limpeza completa no seu armário, renunciando a tudo aquilo que não tem grande utilidade. Comece separando as peças por categorias: as que permanecerão com você, as que serão doadas e as que serão vendidas; 
  • Versatilidade em alta: uma das chaves do estilo minimalista é recorrer aos trajes que podem ser utilizados em diferentes ocasiões, independente das tendências vigentes. Dito isso, aposte em trajes atemporais, como uma boa calça jeans, um blazer neutro, um vestido “pretinho básico”, um scarpin, entre outros; 
  • Qualidade vs. quantidade: em vez de adquirir roupas baratas demais, prefira investir em produtos com um bom custo-benefício, como aqueles feitos em algodão, sarja, linho e couro ecológico. Aliás, essa recomendação também vale para as joias. Ao preferir peças feitas em Prata de Lei ou Ouro Nobre, você poderá contar com artigos muito mais sofisticados e duráveis.

Estilo Minimalista

Looks minimalistas para diferentes ocasiões

Como falamos, o estilo minimalista tem como premissa a versatilidade. Consequentemente, essa proposta pode te acompanhar nos mais variados programas — do escritório até um passeio casual. Confira algumas inspirações para experimentar.

Para o ambiente de trabalho

Vale investir em uma boa calça de alfaiataria, apresentando recorte reto ou pantalona. Complete o visual utilizando uma camisa branca e, se preferir, ainda há a possibilidade de finalizar o look com um blazer oversized. 

Esquentou? Durante o verão, o vestido midi é uma ótima saída, especialmente se contar com uma estampa discreta, como a listrada e a xadrez. 

Em relação aos acessórios, os braceletes fininhos e anéis com pedras discretas são perfeitos, podendo acompanhar relógios em aço inoxidável e/ou com a pulseira de couro.

Estilo Minimalista

Para o dia a dia

No dia a dia, não tem segredo: o estilo minimalista pode ser incorporado de diversas maneiras. Para não ter erro, aposte em uma calça jeans, como aquelas que apresentam modelagem mom. Na parte de cima, as regatas de algodão e as camisetas básicas também são bem-vindas, principalmente se forem coordenadas com um tênis branco casual. 

Nesses momentos, ainda há a possibilidade de montar um mix de acessórios para deixar a produção mais autêntica. Anéis fininhos, colares com pingentes discretos e brincos que imitam pontos de luz são as nossas recomendações.

Estilo Minimalista

Ao longo do post, notamos que existem vários benefícios que podem ser aproveitados por quem decide adotar o estilo minimalista na moda. 

Quais são eles? A possibilidade de estar sempre com um look elegante e alinhado, contar com um guarda-roupa funcional e “para todas as horas”, além de colaborar para a construção de uma moda mais consciente e sustentável. 

E você? Gostou de se aprofundar no assunto e entender os diferenciais do estilo minimalista? Esperamos que sim! Agora, aproveite para compartilhar o link deste post nas redes sociais. Os seus amigos irão adorar se atualizar a respeito da tendência.

Assine nossa newsletter e receba novidades

    LEIA TAMBÉM

    A dança é uma forma artística que celebra a expressão, a cultura e, acima de tudo, a alegria de mover-se. ...

    Já se perguntou sobre o impacto dos astros na sua vida? O mapa astral é uma ferramenta incrível para essa ...

    Você já ouviu falar em moda inclusiva? Não? Então, chegou a hora de se aprofundar no assunto. Muito além das ...