Muito além dos eventos de gala e dos “looks do dia“, que vemos nas redes sociais, o universo da moda é formado pelo trabalho de profissionais que apresentam amplo conhecimento no assunto e que, por meio de suas coleções, conseguem ditar tendências, acompanhar o mercado e, até mesmo, levar muito mais criatividade para o nosso cotidiano.
Inclusive, ao longo da história, inúmeras personas renomadas foram surgindo. Pessoas altamente talentosas e que, com o seu legado, foram responsáveis por trilhar caminhos no mundo do design, se transformando em referência e fonte de inspiração. Nessa lista, podemos mencionar desde Coco Chanel até Rei Kawakubo e outros estilistas que deixaram a sua marca registrada.
Assim, e caso você também se interesse por esse assunto, que tal conhecer mais a respeito desses perfis e ampliar o seu leque de conhecimento? É só continuar acompanhando nosso conteúdo e mergulhar de cabeça. Vamos lá!
4 estilistas famosos e sua contribuição para a moda atual
1. Coco Chanel e a revolução no guarda-roupa feminino
É difícil, para não dizer impossível, falar sobre os estilistas famosos sem citar a trajetória de Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel. Francesa e criadora da icônica grife Chanel, a estilista foi, desde o início de sua carreira, considerada como “moderninha demais”.
O motivo? Em seus projetos, ela procurava desenvolver criações que fossem não somente luxuosas, mas que carregassem uma certa simplicidade, levando muito mais praticidade para o dia a dia do público feminino. Aos poucos, Chanel conseguiu mudar a maneira da mulher se vestir e de se posicionar na sociedade da época.
Entre os seus grandes trabalhos, podemos destacar o clássico vestido “pretinho básico” que, até hoje, nos acompanha nas mais variadas ocasiões. Foi também Chanel a responsável por popularizar o uso da calça no guarda-roupa feminino, tornando-se uma das figuras mais influentes no século XX.
2. Yves Saint Laurent e a democratização da alta costura
Quando falamos sobre os estilistas famosos e que impactaram o mundo da moda, existe outro nome que não pode ser ignorado: Yves Saint Laurent. Ainda jovem, ele conquistou grande popularidade com o seu talento para desenhar e adaptar trajes típicos masculinos para o guarda-roupa feminino — como aconteceu com o tradicional e super estiloso smoking feminino.
Nascido em 1936, na Argélia, quando a região ainda era uma colônia francesa, Yves deu um salto em sua trajetória aos 21 anos. Naquele período, foi o responsável por assumir a direção criativa de uma das maisons mais famosas de todos os tempos — a Dior.
Algum período depois, e já com a sua experiência aprimorada, ele criou a sua própria marca e, rapidamente, ficou conhecido no mundo inteiro por desenvolver coleções pautadas pela sofisticação e a riqueza de detalhes.
E não só isso! Entre tantos feitos memoráveis, Yves se consolidou como o responsável por tornar a alta costura mais acessível, sendo o precursor do movimento ready-to-wear, tão famoso atualmente.
3. Alexander McQueen e a expressão artística na moda
Nascido em 1969, em Londres, Alexander McQueen mostrou, desde cedo, ter um espírito rebelde e diferenciado. Aos 16 anos, por exemplo, o jovem decidiu sair da escola e se tornar aprendiz de alfaiate em uma das ruas mais famosas da cidade. Em seguida, ele também atuou como assistente de outros estilistas.
Entre eles, Romeo Gigli, a sua porta de entrada para uma importante temporada em Milão. Depois de seu retorno a Londres, em 1990, McQueen se formou na renomada Central Saint Martins, criando a sua marca própria em seguida.
Ao longo da carreira, o estilista ficou famoso por apresentar um amplo conhecimento em tailoring, bem como ter um gosto extravagante e responsável pelo desenvolvimento de trajes marcantes, como o vestido de casamento de Kate Middleton.
Entre as suas marcas registradas, famosas até hoje, vale mencionar as suas caveiras com forte influência punk e que podem ser encontradas em roupas, calçados e acessórios originais. Designs irreverentes, padrões fora do convencional e as polêmicas calças de cintura baixa também fazem parte da estética de Alexander McQueen.
4. Gianni Versace e a fusion de moda e arte
Toda pessoa apaixonada por moda já ouviu falar em Gianni Versace. Não por menos: ao longo de sua carreira, o estilista pop star conseguiu desenvolver peças exclusivas, vestindo as maiores celebridades ao redor do mundo, como a própria princesa Diana — uma grande fã de seus looks.
Nascido na Itália, em 1946, Gianni começou a trabalhar ainda jovem no ateliê de costura de sua mãe. Naquele período, ele a ajudava em uma série de atividades, chamando a atenção para a criação de croquis encantadores.
Já aos 26 anos, o jovem tomou a decisão de se mudar para Milão e começou a produzir desenhos de vestidos para diferentes empresas de moda. Anos mais tarde, em 1978, ele lançou a sua primeira coleção de moda feminina, dando vida à empresa que, hoje, conhecemos como Versace.
Com forte inspiração na fotografia e no teatro, Gianni desenvolveu figurinos surpreendentes para peças, unindo cor, textura e dramaticidade em suas coleções. Rapidamente, o mercado da moda percebeu o seu talento único e, logo, a grife se consolidou no mundo inteiro. Não por acaso, os seus lançamentos uniam elementos artísticos em cada detalhe, como as estampas gráficas, baseadas nas artes de Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
Como vimos, não faltam nomes de estilistas famosos que conseguiram deixar a sua marca registrada no mundo da moda. São talentos icônicos, que desenvolveram criações únicas e realizaram mudanças até hoje vistas em nossas combinações.
Curtiu nosso artigo? Aproveite para compartilhar o link do post com os seus amigos nas redes sociais. Sem dúvida, eles também vão se interessar pelos detalhes de cada uma das histórias mencionadas. Nos vemos em breve!